Nota ao Governador Renato Casagrande, em defesa da democracia, das instituições e do SUS.

1 assinaram. Vamos chegar a
50 Apoiadores

Complete a sua assinatura

Esta petição foi criada por Geraldo Q. e pode não representar a visão da comunidade da Avaaz.
Geraldo Q.
começou essa petição para
Convergência Democrática Brasil
Nós, cidadãs e cidadãos capixabas que fazemos parte do Coletivo Convergência Democrática Brasil, vimos tornar pública a reflexão que fazemos e apresentar nossas preocupações com as políticas a serem desenvolvidas no próximo governo Casagrande.
A democracia sofreu, nos últimos quatro anos, ataques que certamente levaram suas instituições ao limite. Os democratas que se elegeram em 2022, carregam consigo uma agenda e uma inarredável tarefa: fortalecer a democracia e suas instituições por meio de práticas que valorizem a participação da população e tenha a transparência dos atos públicos como essenciais a esse propósito.
No universo de ações a serem desenvolvidas pelos democratas eleitos estão a valorização e o fortalecimento de políticas públicas exitosas desenvolvidas há décadas. Em sua agenda trazem o compromisso com o enfrentamento da emergência climática mundial; com a redução das desigualdades em geral e especificamente para as mulheres, os povos originários, o povo preto, pessoas com deficiência, pessoas LGBTQIAPN+, crianças, idosos e entre as nações.
Estão inseparáveis, como parte do mesmo corpo democrático, a redução da pobreza extrema, a melhoria e ampliação da educação básica e técnica, enfatizando o letramento digital e o multiletramento, o fortalecimento do SUS como o sistema público e universal, em especial com a redução do subfinanciamento e a garantia da participação da sociedade.
Esses compromissos não nos deixam esquecer os que vivem no veemente silêncio da pobreza.
Aqui no Espírito Santo, o Coletivo Convergência Democrática Brasil, teve entre o primeiro e o segundo turnos das eleições, uma conversa profícua com o Governador Renato Casagrande. Nela, solicitamos que em seu eventual futuro governo fossem criadas condições e mecanismos de participação da sociedade no governo, estimulando e protagonizando práticas democráticas e sua institucionalização, inclusive promovendo discussões em âmbito nacional sobre esse tema, tido por nós como caro ao fortalecimento e manutenção da democracia.
Vimos com preocupação, a notícia na imprensa da indicação de um empresário do setor saúde para assumir a Secretaria de Estado da Saúde. Não se trata apenas de um empresário da saúde mas de representante institucional do grupo Athena Sudeste, responsável pela aquisição de um grande número de hospitais e clínicas entre as quais, inclusive um plano de saúde, em vários estados da federação. Há aqui, em nosso entendimento, um inafastável conflito de interesses. A iniciativa privada nunca competiu com o SUS mas, ao contrário, sempre buscou se beneficiar de seu insuficiente, porém, enorme orçamento.
Senhor Governador, o Coletivo Convergência Democrática Brasil entende que precisamos na liderança do SUS do nosso Estado, alguém verdadeiramente comprometido com o Sistema Único de Saúde, em sintonia com os princípios de universalidade, equidade, integralidade, igualdade, gratuidade, participação da comunidade, princípios consagrados na Constituição Federal em harmonia com as aspirações da sociedade e dos trabalhadores da saúde. Esse é um lugar para quem dialogue com todos inclusive com os detentores de mandatos eletivos.
Para nós, Senhor governador, permita-nos particularizar, esse líder que precisamos no Sistema Único de Saúde do Espírito Santo é o médico pediatra, servidor público, Dr. José Tadeu Marino.
Postado (Atualizado )