Entendi
Hortas Cariocas NÃO pode ser desativado e muito menos remodelado.queremos só que era antes

1 assinaram. Vamos chegar a
50 Apoiadores

Complete a sua assinatura

Esta petição foi criada por Douglas S. e pode não representar a visão da comunidade da Avaaz.
Douglas S.
começou essa petição para
Hortelã hortas cariocas.
Por Dr. Valmir Araujo(Advogado)

O Brasil passa por momentos de reflexão no que tange aos projetos e programas sociais, com objetivo de atender as camadas mais pobres da sociedade e, os mais vulneráveis socialmente.

Cidade do Rio de Janeiro, sendo a pioneira neste Programa, não pode recuar e, muito menos desmantelar o Programa Hortas Carioca que atende e beneficia centenas de famílias.

O Programa Hortas Carioca, servindo como referência mundial, referendado pela ONU, em matéria de programa de inclusão social e distribuição de renda aos mais pobres, NÃO pode ser desativado e muito menos remodelado, em seu aspecto humano e, na sua assência que é a ocupação de áreas inóspidas(inabitadas) margiando a linha férrea próximas das Comunidades, com o objetivo de revitalizar estes terrenos em uma área produtiva, com hortaliças, utilizando a mão de obra dos próprios moradores das Comunidades adjacentes na Supervisão e Trabalho, desde a preparação do terreno, semeamento, irrigação, coleta e distribuição.

Não se pode negar que, o Programa Hortas Carioca, além de seu objetivo social, gerando emprego e renda, ainda possui o foco educacional, com vista a implementação de políticas de preservação do Meio Ambiente, com Sustentabilidade.

Caso ocorra o desmonte deste lindo, belo, essencial e IMPORTANTE PROGRAMA DE INCLUSÃO SOCIAL E DE PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE, inclusive de COMBATE A FOME com distribuição dos alimentos produzidos nas Hortas, a sociedade carioca deverá reagir, buscando todos meios administrativo e, inclusive juríricos para evitar mais uma injustiça contra a população pobre e humilde, que pode deixar vários colaboradores do Programa sem renda, além de diminuir a produção e distribuição dos alimentos para as famílias circunvizinhas ao Programa Hortas Carioca.

O Programa Hortas Carioca, faz parte da cultura ambiental e sustentável de nossa Cidade Maravilhosa, nós CARIOCAS temos muito que agradecer a Deus e seus idealizadores, independente de sua origem e ideologia política.

O que é essencial, bom, saudavel e aprovado pela sociedade, deve continuar e ser preservado.

Com a Pandemia, fechamento de empresas, que vem gerando perda de emprego, aumentando miséria, com muitas famílias passando fome, cabe a Administração Pública em conjunto com o Legislativo Municipal, buscar soluções viáveis, ouvindo os Técnicos e Coordenadores do Programa Hortas Carioca, ouvindo também os colaboradores do programa e lideranças comunitárias das áreas beneficiadas.

Ademais, meus amigos e amigas, temos uma Constituição Federal, que nos garante o DIREITO DE PETIÇÃO, para que possamos buscar nossos direitos individuais e coletivos, quando da iminente ameaça de destruição e/ou diminuição ou desativação do Programa Hortas Carioca.

Como já proposto no Grupo, seria de bom alvitre o encaminhamento de um ofício, nos moldes de um abaixo assinado, com fotos das entregas de alimentos e produção, envolvendo os moradores e colaboradores dos bairros beneficiados, endereçados ao Secretário de Meio Ambiente, ressaltando importância da manutenção e ampliação do Programa, com vista a preservá-lo e manter a produtividade e distribuição de alimento e renda aos beneficiários do Programa.

Por fim, segundo a fé de cada um, tenhamos a certeza de que o Programa Hortas Carioca sera Mantido.

A Sociedade Carioca e Representantes da Sociedade Civil Organizada, vai acompanhar os desdobramentos, em busca de uma solução que atenda aos interesses de todos os Municipes.

Os agradecimentos pela luta, aos nossos ilustres e bravos(valorosos) Hortelão (Chacareiros) e nossas Ilustre e bravas(valorosas) Horteloas, Força e Fé. A luta continua.

Diga ao fraco. Eu sou Forte.
Colaborador Dr. Valmir F. Araujo ( Advogado/Ambientalista)
obrigado pelo apoio Dr.Valmir

apos esta denuncia
PREFEITURA DO RIO AMEAÇA DESTRUIR PROGRAMA HORTAS CARIOCAS, PREMIADO COMO REFERÊNCIA INTERNACIONAL EM SEGURANÇA ALIMENTAR

Ministérios Públicos Federal e Estadual abriram investigação a pedido do Movimento Baía Viva para apurar as responsabilidades cíveis e criminais de autoridades municipais.

É inadmissível a absurda tentativa de destruição do Hortas Cariocas em plena pandemia que agravou a extrema pobreza e a fome no Rio de Janeiro.

Também o Programa MUTIRÃO REFLORESTAMENTO está ameaçado de destruição pela atual gestão da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMAC) que demitiu grande número de trabalhadores/as (Plantadores) que atuavam em diversas comunidades cariocas, ignorando a importância deste projeto que já plantou 10 Milhões de árvores nos morros da cidade gerando sustentabilidade ambiental com geração de trabalho e renda.
#Baiaviva

Por Sérgio Ricardo