Uma refeição escolar saudável para cada criança em cada escola

1 assinaram. Vamos chegar a
50 Apoiadores

Complete a sua assinatura

Esta petição foi criada por BuyBetterFood e pode não representar a visão da comunidade da Avaaz.
BuyBetterFood
começou essa petição para

Um quarto de todas as crianças da UE estão em risco de pobreza ou exclusão social. A fome está a impedir as nossas crianças de aprender e levar uma vida saudável e feliz e temos de assegurar que nenhuma criança na UE seja deixada para trás – especialmente porque a inflação galopante está a piorar a situação.

Neste momento, a Comissão da UE está a trabalhar num novo Regime de Alimentação Escolar e numa estratégia ‘Farm to Fork’. Exigimos que isto inclua o direito de cada criança – em todas as escolas da UE – a uma refeição escolar saudável e produzida de forma sustentável e que todos os alunos sejam orientados sobre o que constitui uma dieta equilibrada. O financiamento pode ser adaptado a nível nacional ou local.

Fornecer às crianças boas refeições e educação alimentar é incrivelmente importante: as taxas de obesidade infantil na UE estão a aumentar de forma alarmante e - ao mesmo tempo - a pobreza está a aumentar. A alimentação na escola pode representar mais de 50% da ingestão diária de alimentos para muitas crianças da UE, mas nem todas as escolas são obrigadas a servir uma refeição escolar.

Nenhuma criança deveria ter de se sentar à mesa na escola com o estômago vazio ou ser forçada a viver de comida de baixa qualidade. Pelo contrário, o dinheiro dos contribuintes deveria ser gasto em comida escolar saudável para a saúde pública.

Por favor, exija acção agora.

À Comissária da UE para a Saúde e Segurança Alimentar, Stella Kyriakides , e aos Estados Membros da UE responsáveis pela implementação da estratégia da UE ‘Farm to Fork’:

"Exortamo-lo a impor refeições escolares saudáveis e educação alimentar para cada criança em cada escola da UE, como padrão mínimo para a estratégia da UE Farm to Fork e para a aplicação da Garantia Europeia da Criança. Todas as crianças têm direito a uma dieta equilibrada para um desenvolvimento saudável e para serem capazes de se concentrar nas aulas. As refeições escolares saudáveis são benéficas tanto para as pessoas como para o planeta. Juntamente com a educação alimentar, as crianças das escolas podem aprender a comer e cozinhar de forma saudável - enquanto utilizam os alimentos de forma responsável".

Prato pequeno, grande impacto!

Links importantes:
  1. Public Procurement of Food for Health. Technical Report on the school setting. Joint Publication of the Maltese Presidency and the European Union, 2017.Online: https://linkscommunity.org/assets/PDFs/maltese-presidency-and-eu-public-procurement-of-food-for-health_technical-report-on-the-school-setting-(2017).pdf
  2. The EU Farm to Fork strategy . Online: https://food.ec.europa.eu/system/files/2020-05/f2f_action-plan_2020_strategy-info_en.pdf
  3. Under the European Child Guarantee (2021), "it is recommended to Member States" to provide a.o. "at least one healthy meal each school day" (...) free of charge and readily available to children in need". Online: https://ec.europa.eu/social/main.jsp?catId=1428&langId=en
  4. Provision of school meals across the EU. An overview of rationales, evidence, facilitators and barriers (European Commission, 2021). Online: https://ec.europa.eu/social/main.jsp?catId=738&langId=en&pubId=8422&furtherPubs=yes
  5. WHO European Regional Obesity Report 2022 (3/2022). Online: https://www.who.int/europe/news/item/03-05-2022-new-who-report--europe-can-reverse-its-obesity--epidemic
  6. SchoolFood4Change – the largest EU project on EU school meals and food education. Online: https://schoolfood4change.eu/
  7. European Buy Better Food Campaign (BBF): Online: https://iclei-europe.org/topics/food/buy-better-food/
  8. Image: (andreonegin | Shutterstock)
Postado (Atualizado )