SOS Escola Municipal Senador Corrêa : Assine aqui para apoiar a escola!

1 assinaram. Vamos chegar a
50 Apoiadores

Complete a sua assinatura

Esta petição foi criada por Gabriel A. e pode não representar a visão da comunidade da Avaaz.
Gabriel A.
começou essa petição para
A Escola Municipal Senador Corrêa, situada no Bairro de Laranjeiras, na cidade do Rio de Janeiro ocupa um prédio histórico tombado e se encontra com a sua estrutura física comprometida. Pisos, batentes de portas e janelas, forro e, inclusive, o concreto estão infestados de cupins. Há infiltrações em grande parte do telhado e, nas últimas chuvas, as salas de aula ficaram inundadas. A deterioração é visível também na fachada externa. Existem alguns pontos que podem até desabar, o que significa um risco enorme para os alunos e funcionários.
Há anos vem se solicitando aos órgãos competentes que sejam tomadas as devidas providências para a restauração do espaço mas, até o presente, nenhuma ação foi tomada.

As condições precárias impossibilitam de antemão, o retorno às aulas presenciais, o que causa prejuízo a todos e, particularmente aos que não têm acesso à Internet para a continuidade das aulas remotas.
(parágrafo) Nada supre a falta do convívio entre discentes e docentes, no qual se cria laços afetivos, socialização no aprendizado e no desenvolvimento infantil. É mister a valorização dos professores e o esforço coletivo para dirimirmos as disparidades educacionais a fim de alcançarmos uma sociedade justa e igualitária em toda a sua dimensão.

A recuperação desse espaço institucional tem grande e inestimável valor histórico e cultural para o bairro de Laranjeiras. A Escola Municipal Senador Corrêa foi fundada em 1883, objetivando a formação de professores e, assim, tornou-se a primeira Escola Normal do Brasil, com o nome Escola da Glória. Possuía ensino gratuito, com corpo docente escolhido a dedo. Conta-se que a Princesa Isabel dava aulas de corte e costura, em sua mocidade.

Em 1930, com o Estado Novo, a escola foi fechada e reaberta em 1950 , quando foi cedida ao Colégio de Aplicação da UFRJ até 1970, tornando-se particular pela associação Promotora da Instrução, já sob a denominação de Senador Corrêa. Elevou-se a uma das cinco melhores escolas do Rio de Janeiro, tendo em suas salas, pessoas ilustres como os filhos de Caetano Veloso e Paulinho da Viola, dentre outros.

Em 1998 foi vendida para a CAARJ, a fim de se tornar hospital, sendo que, ao fim do mesmo ano foi apresentado um projeto de tombamento, sancionado em abril do ano seguinte. Em 1999, a demolição do prédio onde funcionava a educação infantil levou a AMAL a lutar pela inviabilização do hospital.
Em 2003, a Prefeitura do Rio assumiu o prédio, cabendo a construtora AGENCO a restauração, retornando assim o prédio à sua função original e precípua: educar.

Hoje, a Escola Municipal Senador Corrêa, tombada em árdua luta pede socorro para se manter em pé, continuando sua missão por excelência e tradição.

Por meio desta solicitamos ao Excelentíssimo Secretário da Educação da Cidade do Rio de Janeiro, Renan Ferreirinha, que delibere urgentemente pela restauração do prédio da Escola Municipal Senador Corrêa.
Postado (Atualizado )