Campanha para Av. Milton Santos

1 assinaram. Vamos chegar a
50 Apoiadores

Complete a sua assinatura

Esta petição foi criada por Christiane B. e pode não representar a visão da comunidade da Avaaz.
Christiane B.
começou essa petição para
Geraldo Júnior - Presidente da Câmara de Vereadores de Salvador
Exmo. Sr. Geraldo Júnior
Presidente da Câmara de Vereadores de Salvador

A rua é uma importante instância na formação da identidade de uma cidade. É um espaço de troca, convivência e criação de relações de pertencimento. É nessa perspectiva que requeremos aos Exmos.Srs. Vereadores da Cidade de Salvador, através desta petição on-line, a aprovação do Projeto de Lei 97/2021, de autoria do Vereador Augusto Vasconcelos, que propõe a mudança do nome da atual Av. Adhemar de Barros, no bairro de Ondina, para Av. Milton Santos , em homenagem ao grande geógrafo baiano.

Milton Santos, um dos principais intelectuais brasileiros do século XX, até hoje não recebeu da nossa cidade uma homenagem à sua altura. Sua biografia inclui a produção de ideias que revolucionaram o estudo da geografia, mais de 40 livros publicados e a conquista de importantes distinções, como o Prêmio Vautrin Lud, considerado o Nobel da Geografia, e títulos de Doutor Honoris Causa de 12 universidades brasileiras e sete estrangeiras, entre outras.

E por que a Av. Adhemar de Barros? Basicamente porque é onde está localizado o maior campus da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que possui estreita ligação com Milton: foi onde ele se formou e ensinou. Além disso, Adhemar de Barros foi um político paulista que, além de colecionar escândalos de corrupção em sua carreira, nunca teve uma relação especial com Salvador e nem fez nada relevante pela cidade. Não tem porque nomear uma avenida tão importante.

Vale destacar também que Salvador, apesar de ser uma cidade majoritariamente negra, tem pouquíssimas vias importantes em honra a personalidades negras. E representatividade importa! A criação da avenida é um importante passo para divulgar a vida e obra de Milton Santos e inspirar as novas gerações a repetirem sua trajetória de estudos e trabalho em benefício da coletividade.
Postado (Atualizado )