Clique em Configurações de Cookies para usar este recurso.
Em seguida, clique em 'Permitir Todos' ou ative apenas os 'Cookies Publicitários'
Ao continuar você está aceitando a Política de Privacidade da Avaaz, que explica como seus dados podem ser usados e como serão protegidos.
Entendi
Salve a Serra da Chapadinha, a Caixa D´Água da Bahia!

Salve a Serra da Chapadinha, a Caixa D´Água da Bahia!

1 assinaram. Vamos chegar a
50 Apoiadores

Complete a sua assinatura

,
Avaaz.org protegerá sua privacidade. e te manterá atualizado sobre isso e campanhas similares.
Esta petição foi criada por Amigos D. e pode não representar a visão da comunidade da Avaaz.
Amigos D.
começou essa petição para
Governo do Estado da Bahia
Quando a caixa d'água seca como fica a nossa torneira?

Pois é, é isso que estão tentando fazer com a Serra da Chapadinha na Chapada Diamantina, atualmente uma das mais importantes áreas de recarga hídrica do Estado da Bahia, que alimenta o Rio Una, afluente do Rio Paraguaçu e responsável pelo abastecimento de mais de 60% da Região Metropolitana de Salvador.

A instalação de uma grande mineradora de ferro, o desmatamento, o aterramento de brejos de altitude entre outras ações antrópicas vão acabar com a água, a biodiversidade riquíssima ( presença de vários animais endêmicos e em risco de extinção), além de dizimar um local com beleza única próximo da Cachoeira do Herculano e Cachoeira Encantada.

As comunidades locais serão rapidamente atingidas, são ao todo 9 assentamentos e 3 quilombolas, um povo que tem sua identidade junto a natureza com base na agricultura familiar e no turismo de base comunitária. As águas vão secar e serem contaminadas, as plantas e pessoas irão adoecer pelas poeiras geradas, as casas em bioconstrução irão ruir.

Não podemos deixar isso acontecer!

A vocação do santuário ambiental da Serra da Chapadinha é a interação com a natureza, a das comunidades ao longo do Rio Una é o acolhimento e a produção de alimentos.

A solução mais adequada para a preservação da Serra da Chapadinha e do Rio Una é a criação de uma Unidade de Conservação, que pode ser de posse e domínio público e privado, com plano de manejo e zona de amortecimento capazes de manter as atividades degradadoras longe do território, mantendo a condição natural de zona de recarga hídrica e os diversos serviços ecossistêmicos prestados pela sua generosa biodiversidade.

Diante do cenário de mudanças climáticas e todos os graves reflexos no Estado da Bahia, estamos diante de um dos crimes mais graves contra a humanidade, sendo injustificável qualquer omissão por nossa parte e daqueles que possuem o dever de agir.
Postado (Atualizado )