Vitória

Potyra D.
começou essa petição para
Governo do Estado de São Paulo
A Fundação Florestal de SP foi retirada do projeto que vai extinguir autarquias e fundações no Estado de São Paulo.

As Associações AMOVALE (Associação dos Moradores e Amigos do Vale da Bocaina), AMPSA (Associação de Moradores do Vale do Ariró) e AmoBocaina (Associação de Moradores e Proprietários do Sertão da Bocaina) vêm a público manifestar indignação quanto à possibilidade de extinção da Fundação Florestal do Estado de São Paulo. Em entrevista à Rádio Bandeirantes, o secretário de Projetos, Orçamento e Gestão, Mauro Ricardo, anunciou os planos para extinção de dez autarquias e fundações. Entre as instituições que devem ser atingidas pela proposta está a Fundação Florestal. A Fundação Florestal administra 102 Unidades de Conservação, sendo 34 Parques Estaduais, 15 Estações Ecológicas, 2 Monumentos Naturais, 2 Refúgios da Vida Silvestre, 30 Áreas de Proteção Ambiental, 3 Áreas de Proteção Ambiental Marinhas, 7 Reservas de Desenvolvimento Sustentável, 2 Florestas Estaduais, 2 Reservas Extrativistas e 5 Áreas de Relevante Interesse Ecológico.Acreditamos que essa medida vai trazer prejuízos inestimáveis para preservação dos ecossistemas do nosso estado já que a Fundação é responsável por aproximadamente 4.600.000 hectares de áreas protegidas. Outra questão de suma importância é a segurança hídrica da população. Estima-se que 60% da água que abastece todo o estado paulista é produzida em unidades de conservação e suas zonas de amortecimento.Entendemos a necessidade de redução dos gastos públicos após a crise causada pela pandemia da Covid-19, mas gostaríamos de destacar que as unidades acima citadas administram áreas produtivas que são constantemente avaliadas pela Secretaria Estadual do Ambiente de São Paulo. De acordo com informações da própria secretaria "tais áreas produtivas não são espaços ociosos, e atualmente geram cerca de 70% dos recursos orçamentários anuais do Instituto Florestal e importam em significativa parcela da receita da Fundação Florestal. Ainda, 30% do valor da exploração tem sido destinado ao DREM – Desvinculação de Receitas de Estados e Municípios (Emenda Constitucional nº. 36/2016). Em 2019, apenas com a venda de madeira e resina decorrente de manejo florestal de plantios de pinus e eucaliptos de florestas públicas, foram arrecadados cerca de R$ 16 milhões"Após todos os esclarecimentos acima citados, reiteramos a necessidade de manutenção dessas unidades tão importantes para a preservação ambiental no estado. Convocamos a população para que, juntos, possamos evitar mais esse dano irreparável ao meio ambiente.
Postado (Atualizado )