Entendi

1 assinaram. Vamos chegar a
50 Apoiadores

Complete a sua assinatura

Esta petição foi criada por Campanha S. e pode não representar a visão da comunidade da Avaaz.
Campanha S.
começou essa petição para
Governos Federal, Estaduais e Municipais; Pesquisadores e Entidades da área de saúde
O Brasil passa por uma situação inédita em sua história. O país que já foi referência mundial em Campanhas de Imunização hoje se encontra vivendo uma pandemia que cresce a cada dia ante a impossibilidade de uma vacinação massiva da nossa população. Hospitais lotados, um número impressionante de óbitos, sem medidas de contenção. Temos o segundo maior número de falecidos do planeta sem que qualquer órgão governamental se pronuncie ou cumpra o seu dever de zelar pela vida de seus administrados conforme determina a Constituição Federal.

Já se sabe que não existe nenhum tipo de tratamento preventivo ou específico para “curar” a Covid-19, não há nenhuma comprovação de medicamento que “cure” esta doença. Só temos uma alternativa neste momento : A VACINA . O mundo inteiro sabe disso.

Assim sendo, uma vez que não temos como fabricar uma vacina própria, temos que adquiri-la no exterior, porém, por questões ideológicas desnecessárias,  perdemos um tempo valioso desta disputa, o que nos colocou no final da fila para aquisição das vacinas em um cenário internacional onde existe grande procura e pouca oferta. O fato é que precisamos desesperadamente de vacinas e o ritmo da vacinação está sendo feito a conta-gotas. Ou seja: não há vacinas em quantidade suficiente para o povo brasileiro.

É de extrema importância adquirimos vacinas, em quantidade suficiente para a imunização de toda a nossa população, pouco importando onde sejam fabricadas, desde que cumpram com o método científico, apresentem eficácia comprovada e sejam autorizadas pela ANVISA. Estamos falando de vidas. Que não têm preço.

Não podemos mais nos dar ao luxo de ficar esperando que algo seja feito. Não podemos mais esperar, e por isso, convidamos todas e todos a  participarem da Campanha que se inicia pela aquisição por parte do Brasil da vacina Soberana 02 que já realizou os ensaios clínicos I e II e iniciará a fase III em poucos dias. A referida vacina foi desenvolvida pelo Instituto Finlay, que tem décadas de experiência na produção de diversas vacinas para o mercado interno e para a exportação e que terminou adequadamente todas as fases pré-clínicas.

A ideia é de que parte da fase III de estudo clínico da vacina cubana Soberana 02 seja realizada no Brasil com a participação de alguma instituição do nosso país com expertise em vacinas o que poderia diminuir o tempo de aprovação pela ANVISA desta vacina .

Cuba planeja realizar esta fase em mais de 150 mil pessoas em seu território e em outros países que já se candidataram. Seria muito positivo ao estudo que o Brasil fosse um destes países já que há mais vírus circulando por aqui do que em Cuba, o que aprofundaria a eficácia do estudo.

Entendemos que essa seja a forma mais rápida para a aprovação desta vacina no Brasil, além de termos a possibilidade de realizar um contrato preferencial, o que nos colocaria à frente na fila para a aquisição desta. É importante ter em consideração que o Instituto Finlay prevê a produção somente neste ano de 100 milhões de doses da vacina Soberana 2.

Diante disso e em função da urgência que a realidade exige, decidimos não cruzar os braços e para isso convidamos todas e todos para aderirem à Campanha e à sua divulgação para ampliarmos a participação de pesquisadores que atuem na área e/ou pessoas que pertençam a instituições como FIOCRUZ, Butantan, assim como as universidades que se interessem.
Todos são bem-vindos e a campanha é de todos e todas nós.

Nesse sentido ressaltamos a existência do Projeto de Lei 69/21 em tramitação no Congresso Nacional de autoria do deputado federal Helder Salomão que já conta com mais de 30 adesões de parlamentares assim como de tratativas iniciadas por parte da UNICAMP com o Ministério da Saúde Pública de Cuba - além de contatos já realizados pelo ex-ministro de saúde do Brasil Dr. Alexandre Padilha com a Embaixada de Cuba no Brasil.

PARTICIPE E ASSINE: VACINA PARA TODOS!

CAMPANHA MAIS VACINAS - SOBERANA

Grupo de apoio à Campanha Mais Vacinas