Carta em apoio aos Catadores e Catadoras das Unidades de Triagem de Porto Alegre

1 assinaram. Vamos chegar a
50 Apoiadores

Complete a sua assinatura

Esta petição foi criada por Coleta S. e pode não representar a visão da comunidade da Avaaz.
Coleta S.
começou essa petição para
Grupo de pessoas, instituições, empresas
A Campanha Coleta Seletiva Viva POA é uma iniciativa que nasceu em 2021 para ampliar o protagonismo e o trabalho realizado pelas Unidades de Triagem de Porto Alegre em parceria com o Prolata Reciclagem. Esse projeto foi articulado pela Apoena Socioambiental, empresa de impacto socioambiental, com o apoio de várias instituições e empresas.

O projeto acompanha oito Unidades de Triagem em Porto Alegre: ASCAT Cavalhada; CEA Vila Pinto; Aterro Norte; UT ATUT São PEDRO; CEAR Sepé Tiaraju; Cooadesc, Anjos da Ecologia e Reciclando Pela Vida , bem como apoia por meio dessa campanha de comunicação, as demais UTS SANTÍSSIMA, RUBEM BERTA, COOPERTINGA, CAMPO DA TUCA, PADRE CACIQUE, CHOCOLATÃO, PARAÍBA, ANITAS, LOMBA.

O Projeto Nacional de Logística Reversa PROLATA Reciclagem em Porto Alegre tem os seguintes objetivos: auxiliar na gestão administrativa, realizar formações de seus associados/cooperados, bem como encaminhar e assessorar a emissão das licenças ambientais das UTs.

Porto Alegre foi uma das capitais pioneiras na implementação da Coleta Seletiva no Brasil, iniciando suas atividades em 7 de julho de 1990. Atualmente, o serviço cobre 100% das ruas que comportam a entrada de caminhões, pelo menos, duas vezes por semana. No Centro Histórico e nos bairros atendidos pela Coleta Automatizada, ocorre três vezes por semana.

O serviço de coleta dos materiais recicláveis é executado em duas etapas. A primeira é a coleta, realizada pela cooperativa COOTRAVIPA, e a segunda, o recebimento e triagem dos resíduos recicláveis, realizado por 17 Unidades de Triagem (UTs) conveniadas com o DMLU. A participação das UTs acaba gerando trabalho e renda para mais de 500 famílias, além de beneficiar a qualidade de vida do ambiente e da população.   Além das 17 UTs, existe uma cooperativa que coleta e tria resíduos eletroeletrônicos, a Cooperativa Paulo Freire.

A Coleta Seletiva desvia dos aterros sanitários, cerca de 1.586 toneladas de resíduos recicláveis por mês (DMLU 2022), contribuindo para a redução dos impactos ambientais como: ocupação de solo gerados pela operação dos aterros, poluição de arroios, rios e mares; poluição do ar, além de contribuir com economia circular, reintroduzindo esses materiais nas cadeias produtivas.

As ações que envolvem a coleta seletiva e o trabalho realizado pelas Unidades de Triagem, são serviços essenciais para a cidade e precisam ser priorizados pela sua importância.

Para tanto, a Campanha Coleta Seletiva Viva Poa vem, por meia desta carta de apoio, reivindicar junto à Prefeitura Municipal de Porto Alegre melhores condições de trabalho e termos de serviços para as 17 UTs de catadores e catadoras , sendo:
●     o pagamento adequado pelo contrato de serviços prestados, considerando que o contrato atual firmado não cobre os custos fixos das Unidades de Triagem;
●     melhorias e investimentos na infraestrutura das unidades, considerando as dificuldades de operação e que a maioria das unidades são do município;
●     valorização e protagonismo dos catadores e catadoras de materiais recicláveis pelo importante serviço prestado pelas Unidades de Triagem de Porto Alegre e economia gerada ao município pelo desvio dos resíduos recicláveis dos aterros sanitários.

São empresas e organizações que apoiam esta iniciativa:
Virada Sustentável Porto Alegre
Núcleo de Caracterização de Materiais - UNISINOS