Clique em Configurações de Cookies para usar este recurso.
Em seguida, clique em 'Permitir Todos' ou ative apenas os 'Cookies Publicitários'
Ao continuar você está aceitando a Política de Privacidade da Avaaz, que explica como seus dados podem ser usados e como serão protegidos.
Entendi
Apoie a permanência da Estação Meteorológica oficial no Parque Nacional do Itatiaia.

Apoie a permanência da Estação Meteorológica oficial no Parque Nacional do Itatiaia.

1 assinaram. Vamos chegar a
50 Apoiadores

Complete a sua assinatura

,
Avaaz.org protegerá sua privacidade. e te manterá atualizado sobre isso e campanhas similares.
Esta petição foi criada por Leonardo C. e pode não representar a visão da comunidade da Avaaz.
Leonardo C.
começou essa petição para
INMET - Ministério da Agricultura
O INMET - Instituto Nacional de Meteorologia, ligado ao Ministério da Agricultura, pretende retirar sua estação meteorológica oficial da parte alta do Parque Nacional do Itatiaia. Este equipamento registra informações precisas e confiáveis de temperatura, umidade, pressão atmosférica, vento, radiação solar e chuva, que são de grande importância para instituições públicas e privadas, e pessoas comuns, para várias temáticas. Esta estação está localizada em um dos locais mais altos e frios do Brasil, onde frequentemente ocorrem temperaturas negativas. Assim, os dados registrados por esta estação são extremamente importantes para estudos meteorológicos, principalmente aqueles com enfoque em mudanças climáticas. O Parque Nacional do Itatiaia é a unidade federal com o maior número de pesquisas científicas no país nos últimos anos, realizadas pelas mais renomadas instituições científicas brasileiras em temas como fauna, flora, microbiologia, ecologia, geologia, medicamentos, clima, turismo entre outras, que serão muito prejudicas pela ausência de informações climáticas seguras. Outro ponto é que vários representantes da cadeia de turismo, além dos 150 mil visitantes do Parque Nacional do Itatiaia, de uma ampla região que envolve parte dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, utilizam as informações desta estação meteorológica para o seu planejamento de atividades, que movimentam recursos econômicos relevantes. Fora isto, o Parque Nacional do Itatiaia se utiliza dos dados meteorológicos em questão para o planejamento de prevenção e combate à incêndios florestais em grandes áreas de campos de altitude, ambiente raro e de grande relevância pela sua biodiversidade. Importante também o fato de que catástrofes como as temidas "cabeças d'água", que assolam os municípios de Itatiaia e Resende, no estado do Rio de Janeiro, e Bocaina de Minas e Itamonte, no estado de Minas Gerais, gerando vítimas fatais, são bastante minimizadas com as informações disponíveis atualmente graças a estrutura agora em risco.
Por tudo isso, pedimos seu apoio assinando a presente petição para que o INMET mantenha sua importante estação meteorológica instalada na parte alta do Parque Nacional do Itatiaia.
Postado (Atualizado )