Entendi

1 assinaram. Vamos chegar a
50 Apoiadores

Complete a sua assinatura

Esta petição foi criada por Maria E. e pode não representar a visão da comunidade da Avaaz.
Maria E.
começou essa petição para
@aguadopovoitaperuna
Manifesto da Frente Popular em Defesa da Água e Contra a Privatização da CEDAE em Itaperuna
A água é a seiva do nosso planeta. Ela é a condição essencial de vida de todo ser vivente na face da Terra. Não conseguimos sobreviver três dias sem beber água. Portanto, o direito à água se encontra no mesmo patamar que o direito à vida e à saúde.
De acordo com a Declaração Universal dos Direitos do Homem, de 1948, toda mulher e todo homem têm direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal. Toda mulher e todo homem têm direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e à sua família saúde e bem estar.
A água não é somente uma herança dos nossos antepassados, mas é, sobretudo, um empréstimo aos nossos descendentes. Proteger a água é uma necessidade vital, uma obrigação moral que temos com as gerações presentes e futuras.
Mas nos últimos tempos temos assistido a água se tornar uma mercadoria. Empresas, principalmente estrangeiras, têm comprado mananciais de água, explorado de forma predatória e obtido lucros sem respeitar o direito da população a usufruir de um bem essencial à vida.
No dia 30 de abril de 2021, três dos quatro blocos da Companhia Estadual de Água e Esgoto do Rio de Janeiro, a CEDAE, foram leiloados. Graças a Deus, o bloco que incluía a água da nossa cidade não foi entregue nas garras de um banco ou de uma empresa como ocorreu com a nossa vizinha Miracema.
No entanto, na segunda-feira do dia 22 de maio deste ano, em reunião ordinária da Câmara Municipal, o vereador Paulo Cezar Contador leu a mensagem de nº 015/2023 do executivo municipal, acerca do processo legislativo de nº 0235/2023. Trata-se de projeto de lei que autoriza ao poder executivo municipal a outorga para a iniciativa privada, por meio de processo licitatório, a prestação de serviço público de água e esgoto no município de Itaperuna. Ou seja, é a privatização da água de Itaperuna, sua transformação em mercadoria!
Nos municípios em que água foi privatizada, o povo tem reclamado das seguintes situações:
1. Aumento absurdo do preço da tarifa;
2. Péssima qualidade da água fornecida, o que causa doenças, principalmente em crianças e idosos;
3. Cortes arbitrários do fornecimento de água para famílias que passam por dificuldades financeiras e de saúde;
4. Menos água injetada no sistema;
5. Manobras com os registros regionais para rodízio de entrada de água em diversos bairros;
6. Estabelecimento de coluna d’água (pressão) menor que o necessário para atender às comunidades em alto de morros;
7. Antes de realizar a instalação de água em uma rua, avaliam apenas se haverá lucro. Ignora-se a necessidade de água das pessoas;
8. Em ruas e bairros onde ocorre muita inadimplência, diminui-se o fluxo de água como forma de castigo, penalizando também aqueles que pagam regularmente suas contas. É isso que vai acontecer se a CEDAE de Itaperuna for privatizada! Por esse motivo, o povo de Itaperuna não pode concordar com esse absurdo!
Para derrotar essa proposta do prefeito Alfredão que, se for aprovada, será uma tragédia para os itaperunenses, vamos precisar de todo mundo. É com o objetivo de nos organizar e lutar pela vida, então, que lançamos a Frente em Defesa da Água e Contra a Privatização da CEDAE em Itaperuna. Pedimos a você que participe das reuniões em seu bairro, escola, igreja, clube social e faça parte do abaixo-assinado que será entregue ao prefeito e aos vereadores para deixar claro que NÃO QUEREMOS A PRIVATIZAÇÃO DA CEDAE EM ITAPERUNA! A ÁGUA É DO POVO!!!
Postado (Atualizado )