Salve o rio Cuiabá e o Pantanal - Vote em defesa do rio

1 assinaram. Vamos chegar a
50 Apoiadores

Complete a sua assinatura

Esta petição foi criada por Paula I. e pode não representar a visão da comunidade da Avaaz.
Paula I.
começou essa petição para
Deputados do Estado de Mato Grosso
O rio Cuiabá e o Pantanal precisam de você! DERRUBE o veto do governador e aprove a Lei contra as barragens.

O rio Cuiabá é o rio da vida e da cultura da cidade de Cuiabá, a capital do Estado, sendo fundamental para o Pantanal. A Assembleia Legislativa de Mato Grosso aprovou um projeto de Lei de autoria do deputado Wilson Santos que proíbe a construção de represas no rio Cuiabá (pois existem 6 represas em vias de serem implantadas neste rio). Porém, apesar de aprovada, essa Lei foi vetada pelo governador. Está faltando apenas que a Assembleia mantenha sua posição e derrube o veto do governador para que o rio Cuiabá fique protegido. Apoie este abaixo-assinado, solicite aos deputados que derrubem o veto do governador Mauro Mendes, mantenham sua palavra e  aprovem esse projeto de Lei.
 Os impactos ecológicos, econômicos e sociais serão enormes. Os peixes, a pesca e toda a vida e atividades existentes ao redor deste rio e os rios do Pantanal sofrerão as consequências - os peixes desaparecerão e diminuirá drasticamente as possibilidades de pesca em todo Pantanal, afetando a fauna, a pesca profissional artesanal, o setor turístico pesqueiro e a pesca de subsistência dos povos e comunidades tradicionais.
 O que será do rio Cuiabá sem peixes e sem vida? Toda a cultura cuiabana está diretamente ligada ao rio, a renda de milhares de pessoas está vinculada direta ou indiretamente a ele. Precisamos da sua ajuda para impedir que isso aconteça!

Assine este manifesto!

O rio Cuiabá é uma das áreas mais importantes para a reprodução destes peixes do Pantanal, sendo de longe o rio que sustenta a maior quantidade de pescadores profissionais artesanais, 54% do total da Bacia, e onde ocorre a maior captura de peixes dessa categoria em toda a Bacia do Alto Paraguai, 47% do total. Este rio tem papel fundamental na manutenção dos peixes de piracema, como pacu, pintado, cachara, jaú, dourado e piavuçu, que precisam dos rios livres para realizarem a sua reprodução nas cabeceiras.

Não deixem o Rio Cuiabá sem vida e seu povo sem cultura.

O rio Cuiabá deve permanecer livre de barragens !

Apoiam esta campanha: Rede Pantanal, FONASC, Humedales sin Fronteras, Coalizão pela proteção permanente de rios do Brasil, Observatorio Pantanal
-------------------------------------------------------------------------------------------------------

Postado (Atualizado )