No seu aniversário de 100 anos a seguridade Social necessita de ajuda.

1 assinaram. Vamos chegar a
50 Apoiadores

Complete a sua assinatura

Esta petição foi criada por Marcus T. e pode não representar a visão da comunidade da Avaaz.
Marcus T.
começou essa petição para
Ministério da Previdência Social
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é responsável Pela manutenção de diversos benefícios devidos a população como as diversas aposentadorias, o BPC, o seguro defeso, pensão por morte entre outros.
A autarquia INSS representa um ponto vital para o exercício da cidadania e a garantia de uma vida digna para milhões de brasileiros, porém esse direito fundamental está sendo-lhes negado. Atualmente mais de 5,5 milhões de pessoas esperam pela conclusão de seus pedidos de benefício e como muitos dos benefícios da seguridade social substituem a renda da pessoa significa dizer que existem milhões de pessoas hoje que por não ter sua renda garantida estão vivendo na miséria ou tendo que trabalhar mesmo não podendo. Estamos falando de benefícios como salário maternidade, aposentadorias por invalidez, auxílio acidente, o BPC. grávidas, idosos e deficientes tendo que viver em condições precárias por não receber algo que lhes é de direito e trabalharam a vida toda para ter.
A partir de 2017, com o acúmulo de 13 mil aposentadorias e nenhum concurso público o INSS sofreu uma redução drástica no seu quadro de funcionários que hoje tem 65% de cargos vagos. Esse deficit causou um aumento gigantesco na espera por benefícios, que hoje por motivo de impossibilidade técnica passam do limite legal, e também um fechamento de unidades físicas por falta de funcionários. durante os últimos governos muito pouco foi feito para resolver esses problemas, e o que foi feito se demonstrou ineficaz, como a criação de um atendimento baseado em inteligência artificial que passou a não aprovar muitos benefícios que deveriam ser aprovados o que aumentou mais ainda a fila.
No final de 2022 foi aberto um concurso para o INSS, porém o número de vagas não chega perto do solicitado para suprir a necessidade. No pedido inicial constavam mais de 7 mil vagas, porém o governo federal apenas liberou 1000 com aproximadamente 2300 de cadastro de reserva, totalizando pouco mais de 3300. tal quantidade, mesmo que no máximo de 3300 novos servidores não supriria a necessidade, pois, já existem 3500 servidores esperando para se aposentar que podem deixar o serviço a qualquer momento.
Por favor assine esse abaixo assinado para convencermos o governo Federal a  além de convocar todos os mais de 3000 aprovados no último concurso, realizar mais ações para melhorar a situação da seguridade social que nesse seu aniversário de 100 anos passa por uma crise profunda.

Postado (Atualizado )