Abaixo assinados, clínicas de hemodiálise solicitam ao MS reajuste tabela SUS.

1 assinaram. Vamos chegar a
50 Apoiadores

Complete a sua assinatura

Esta petição foi criada por Associação B. e pode não representar a visão da comunidade da Avaaz.
Associação B.
começou essa petição para
Ministério da Saúde Secretaria de Atenção Especializada à Saúde Esplanada dos Ministérios,
Assunto: Insatisfação com o reajuste de 10,3% na sessão de hemodiálise Prezados responsáveis, Nós, representantes das clínicas de diálise do Brasil, Abaixo Assinados, vimos por meio desta carta expressar a nossa profunda insatisfação em relação ao recente reajuste de apenas 10,3% estabelecido para a sessão de hemodiálise. Esse valor é insuficiente às necessidades reais enfrentadas pelas clínicas e pelos pacientes renais crônicos, que dependem desse tratamento vital. Entendemos que o Ministério da Saúde tem o compromisso de zelar pela saúde e bem-estar de todos os cidadãos brasileiros, e a terapia de hemodiálise é uma parte essencial dos cuidados médicos de centenas de milhares de pessoas que sofrem de doença renal crônica. No entanto, o reajuste concedido não condiz com os desafios enfrentados pelas clínicas de diálise, que precisam fornecer serviços de alta qualidade, equipamentos modernos e uma equipe especializada para garantir um tratamento seguro e eficaz. É de nosso conhecimento que o Ministério da Saúde utilizou, como base para fazer o cálculo do reajuste, um estudo elaborado pelo departamento de economia da saúde do Hospital Israelita Albert Einstein. Tivemos acesso ao estudo e, em análise preliminar, encontramos vários pontos de divergência com os nossos custos reais, tais como: valor de aluguel muito abaixo do valor de mercado, não foram considerados os tributos IRPJ e CSLL, ausência de adicional de férias e seus reflexos, do custo com medicamentos para intercorrências, do custo com absenteísmo, da necessidade de capital de giro, entre outros. É importante destacar que a diálise é uma terapia contínua, necessária para a sobrevivência de nossos pacientes. No entanto, é um procedimento complexo que exige tecnologia avançada, manutenção constante de equipamentos, uso de insumos médicos e medicamentos específicos, além de um quadro de profissionais altamente capacitados. Todos esses elementos têm custos crescentes ao longo do tempo, e o reajuste de apenas 10,3% não acompanha essa realidade, comprometendo a sustentabilidade financeira das clínicas de diálise em todo o país. Solicitamos, portanto, que o Ministério da Saúde reavalie o reajuste estabelecido. Gostaríamos, inclusive, que os nossos representantes pudessem sentar à mesa juntamente com o Ministério da Saúde e com o HIAE, responsável pela elaboração do estudo de custos, para que possamos chegar em um denominador comum quanto ao custo real da sessão de hemodiálise.   Negligenciar um reajuste adequado na remuneração das sessões de hemodiálise pode resultar em consequências graves, incluindo o fechamento de clinicas, a não renovação de contratos com o SUS e o agravamento das condições de saúde dos pacientes renais crônicos. Estamos à disposição para discutir e colaborar com a busca de soluções que garantam a qualidade e a sustentabilidade dos serviços de diálise no país. Agradecemos antecipadamente sua atenção a essa importante questão.   Atenciosamente,   Seu Nome:
Representante da Clínica de Diálise:
Título/Posição:
Nome da Clínica: