Preserve a arquitetura da Igreja Nossa Senhora da Conceição!

1 assinaram. Vamos chegar a
50 Apoiadores

Complete a sua assinatura

Esta petição foi criada por A S. e pode não representar a visão da comunidade da Avaaz.
A S.
começou essa petição para
Mitra Diocesana de Barra do Piraí- Volta Redonda
Volta Redonda, cidade fundada sob o espírito modernista no coração do Médio Vale do Paraíba do estado do Rio de Janeiro, possui como cicatrizes de sua memória inúmeros bens patrimoniais, materiais e imateriais, que são plano de fundo da vida de milhares de pessoas. Trabalhadores e trabalhadoras, velhas e novas gerações, visitantes e transeuntes: todos assistem o tempo transpassar os resquícios dos legados que restaram de nossos antepassados, inclusive a fé, transmitida entre gerações. A Igreja Nossa Senhora da Conceição é parte dessa história e está ameaçada. Localizada no bairro Conforto, foi construída na segunda metade do século passado seguindo as características da vanguarda modernista brasileira, sendo, portanto, um dos únicos exemplares remanescentes no município que atestam a capacidade volta-redondense de autodeterminação no campo das artes! Porém, sua originalidade corre risco com o recente anúncio de sua “reforma”, que não está alinhada com as reais necessidades da edificação e da comunidade, e tampouco respeitam a inventividade e autoria dos arquitetos envolvidos no projeto original- nomeadamente, Carlos Fest e Selso Dal Belo. Alinhada com preceitos estilísticos desatualizados e ultrapassados da Idade Média, a descaracterização publicizada é um ataque direto à memória da cidade que já sofre com o saqueamento de seus bens de direito público por empresas da região e agora torna a ser ameaçada por essa empreitada que em nada agregaria ao nosso presente - com exceção, é claro, de um falso histórico futuro que tornaria a cidade palco de reconhecimento enganoso e desmerecido pelo equívoco estético. Nossa história não é feudal e a igreja católica esteve presente nela em diversas lutas aguerridamente, à frente de seu próprio tempo, na construção de um local para se viver condizente com nossos sonhos e alinhados com as práticas mais progressivas. Sua arquitetura, portanto, merece continuar sendo testemunho desse caráter, que não se inspira em teorias decadentes de uma época que em nada nos pertence; mas se alinha com suas próprias raízes e partem dela para ações íntegras e contextualizadas. Orgulhemo-nos de nossa jornada, que até aqui, em meio à tantos percalços, não nos envergonhou- pelo contrário: é mote para nossas vidas, nossos trabalhos, nossas criações e nossa fé em uma vida melhor. Para isso, é muito importante que você, católico ou não, volta-redondense ou não, participe desse abaixo-assinado se manifestando contra a “reforma” da Igreja Nossa Senhora da Conceição. Testemunhar a história ser escrita em sua matéria é fundamental para nossa sobrevivência, mas fazer parte dela, é tomar parte na vida e passar viver.
Postado (Atualizado )