Entendi
Queremos cidades com velocidade máxima de 50km/h!

1 assinaram. Vamos chegar a
50 Apoiadores

Complete a sua assinatura

Esta petição foi criada por Instituto C. e pode não representar a visão da comunidade da Avaaz.
Instituto C.
começou essa petição para
Poder Legislativo
Reduzir as velocidades máximas nas cidades é urgente para preservar vidas!

Em 2021, mais de 33 mil pessoas morreram se deslocando nas ruas no Brasil. Isso significa mais de NOVENTA vítimas por dia. É como se caíssem três aviões por semana no país.

Além disso, o aumento de mortes em ocorrências de trânsito de 2020 para 2021 foi de 1.097 pessoas (Observatório Nacional de Segurança Viária).

O trânsito é a principal causa de morte de crianças de 5 a 14 anos no Brasil (Criança Segura Brasil) . Nos primeiros seis meses de 2021, mais de 6 mil crianças e adolescentes foram internados em estado grave por atropelamentos (Abramet).

Essas mortes são precoces e evitáveis!  Precisamos salvar essas vidas e a diminuição das velocidade nas cidades é o primeiro passo.

A OMS recomenda que, nas cidades, a velocidade máxima nas vias arteriais seja de 50 km/h, e nas áreas com grande movimentação de pedestres e ciclistas de 30 km/h.

A maioria dos governantes diz que não é possível diminuir a velocidade máxima nas vias urbanas, mas temos exemplos de cidades no Brasil e na América Latina que já fizeram isso, como Bogotá (COL), Buenos Aires (ARG), São Paulo (SP), Curitiba (PA) e Fortaleza (CE).

Precisamos do seu apoio para construir cidades mais acolhedoras e seguras para as pessoas. Assine aqui para pressionar o poder público para que a velocidade máxima em todas as cidades brasileiras seja de até 50 km/h! Queremos que o Legislativo aja para que possamos salvar milhares de vidas!

Organizações que apoiam este abaixo-assinado:

1. Cidadeapé - Associação pela Mobilidade a Pé em São Paulo
  2. A Pezito
  3. Caminha Rio
  4. Massapê
  5. Ameciclo - Associação Metropolitana de Ciclistas do Recife
  6. Metrópole 1:1
  7. Movimento Boa Praça

* Esta petição é proposta pelo Instituto Caminhabilidade, organização liderada por mulheres e fundada em 2012 que, para alcançar a equidade de gênero e enfrentar a crise climática, desenvolve cidades caminháveis com o protagonismo da cidadania. Acesse o site www.caminhabilidade.org ou a página no Instagram @institutocaminhabilidade.

Postado (Atualizado )