Ao continuar você está aceitando a Política de Privacidade da Avaaz, que explica como seus dados podem ser usados e como serão protegidos.
Entendi
Nós utilizamos os cookies para analisar como visitantes usam o site e para nos ajudar a fornecer para você a melhor experiência possível. Leia nossa Política de Cookies .
OK
Vitória
Restaurante Popular aprovado!!

Restaurante Popular aprovado!!

Vitória
28,582,596 assinaram. Vamos chegar a   0
28,582,596 Apoiadores

 

Complete a sua assinatura

,
Avaaz.org protegerá sua privacidade. e te manterá atualizado sobre isso e campanhas similares.
Esta petição foi criada por Cristiano O. e pode não representar a visão da comunidade da Avaaz.
Cristiano Ogasavara S.
começou essa petição para
Prefeito Gean Loureiro e Secretaria Municipal de Assistência Social Maria Cláudia Goulart
Depois de uma grande mobilização conseguimos incluir, depois de muitos anos de luta, na Lei Orçamentária Anual de 2021 a previsão de um Restaurante Popular em Florianópolis. Esse é apenas a primeira conquista, fundamental, mas ainda há muito a se avançar. Primeiro: garantir que ele saia do papel. Mas não só isso, mas também que ele seja efetivamente um equipamento PÚBLICO de segurança alimentar e nutricional. Que tenha uma gestão pública, com controle social, participação popular e priorize a compra de alimentos frescos de agricultura familiar. Que seja uma política de Estado e não algo que vai e vem ao sabor a gestão que está no poder. E que NÃO seja utilizado como meio de lucro para empresas terceirizadas que não estão preocupadas com o direito humano à alimentação adequada.
Agradecemos imensamente o apoio de todas, todos e todes que assinaram e compartilharam essa petição!

Não descansaremos enquanto o Restaurante Popular não for uma realidade! Muito obrigado e um grande abraço
#FloripaQuerRestaurantePopular #RestaurantepopularemFloripajá

O RESTAURANTE POPULAR é um Equipamento Público de Segurança Alimentar e Nutricional que possibilita e assegura a entrega de refeições saudáveis à grande parte da população em vulnerabilidade social, sejam pessoas em situação de rua, desempregados/as, trabalhadores/as informais ou precarizados, imigrantes e refugiados, entre outros.

Capitais como Salvador, Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília possuem RESTAURANTES POPULARES. Em Santa Catarina, as únicas cidades que possuem são Joinville e Chapecó. Está na hora de Florianópolis entrar para essa lista.

Segundo dados do Cadastro Único da Assistência Social e do Bolsa Família de fevereiro de 2020, aproximadamente 16.688 pessoas estão em situação de vulnerabilidade social em Florianópolis. Além disso, Florianópolis é uma das cidades com o maior preço médio para se fazer uma refeição fora de casa. Por esses e outros motivos, a população de Florianópolis precisa de um Restaurante Popular.

Sendo um equipamento público, assim como as Unidades Básicas de Saúde, os Centros de Referência em Assistência Social e escolas, os Restaurantes Populares são uma responsabilidade do poder público e é um dever da prefeitura investir na sua implementação. Para garantir que esse direito seja atendido, o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comseas) e um conjunto de pessoas e organizações lançaram a petição para incluir o Restaurante Popular na Lei Orçamentária Anual de Florianópolis para 2021.

Curta, comente e compartilhe as peças desta campanha em suas redes sociais. Pressione!
O RESTAURANTE POPULAR é para todos, todas e todes!

FloripaQuerRestaurantePopular, #RestaurantePopularemFloripaJá
Postado: 21 agosto 2020 (Atualizado: 22 setembro 2020)