A Mata Ciliar e a Serra do Japi ainda precisam de ajuda!

1 assinaram. Vamos chegar a
50 Apoiadores

Complete a sua assinatura

Esta petição foi criada por Coletivo J. e pode não representar a visão da comunidade da Avaaz.
Coletivo J.
começou essa petição para
Prefeito Luiz Fernando Machado e Vereadores de Jundiaí
Senhor Prefeito, Senhores Vereadores e Vereadora, pedimos que os senhores aprovem com urgência uma Emenda ao Plano Diretor de Jundiaí para transformar toda a área ocupada pela Associação Mata Ciliar em ZEPAM - Zona Especial de Proteção Ambiental e dar solução definitiva para a pressão que aquela área vem sofrendo.

A sociedade jundiaiense mais uma vez mostrou sua força e deu seu recado: A Mata Ciliar Fica! Essa é a terceira grande mobilização social pedindo que aquela importante região aos pés da Serra do Japi seja preservada e sirva para a proteção do meio ambiente.

Foi assim quando a sociedade se mobilizou para proteger o Instituto Agronômico de Campinas (IAC) ameaçado de leilão. Foi assim ao proteger a própria Associação Mata Ciliar da ameaça de leilão. E agora, mais uma vez dizendo em alto e bom som: aquele terreno não é um terreno qualquer.

Aquele terreno está em uma região fundamental para o equilíbrio da Serra do Japi e da cidade e não pode deixar de servir para a preservação ambiental. É por isso que a Mata deve seguir ali, porque seu valoroso e premiado trabalho não apenas é fundamental para a fauna silvestre, mas também é fundamental como um escudo protegendo a Serra do Japi.

Apenas uma solução definitiva pode tranquilizar Jundiaí: é necessária uma modificação no Plano Diretor para tornar todo aquele terreno uma Zona Especial de Proteção Ambiental.

Com isso, o interesse imobiliário que pressiona toda aquela região será freado. Essa foi a solução para proteger o IAC. Essa também é a solução para proteger a Mata Ciliar enquanto o Governo do Estado não renova a concessão daquela área.

Palavras e discursos se perdem no tempo, especialmente quando a sociedade se desmobiliza. A alteração no Plano Diretor pode ser feita em poucos dias, com audiência pública para debater com a sociedade e a aprovação na Câmara. Basta que Prefeito e Vereadores se unam para proteger a Mata Ciliar e toda a Serra do Japi.

O Plano Diretor de Jundiaí é o coração da cidade, é onde os seus moradores podem dizer qual cidade querem no presente e no futuro. Há algum tempo os jundiaienses já vêm dizendo o que querem: que o entorno da Serra do Japi sirva para reforçar sua proteção.

Sabemos que a boa prática é realizar mudanças apenas nos momentos de revisão do plano, mas há urgência nessa demanda coletiva. Por isso pedimos que o Executivo e o Legislativo, com participação do Conselho Gestor da Serra do Japi, do Conselho Municipal de Política Territorial (CMPT) e do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) atuem para construir essa mudança com a máxima urgência e transparência.

Afonso Peche Filho
Daniela Colagrossi