Clique em Configurações de Cookies para usar este recurso.
Em seguida, clique em 'Permitir Todos' ou ative apenas os 'Cookies Publicitários'
Ao continuar você está aceitando a Política de Privacidade da Avaaz, que explica como seus dados podem ser usados e como serão protegidos.
Entendi
EM DEFESA DA FAUNA DO IBIRAPUERA. 
Piknic Électronik, NÃO!

EM DEFESA DA FAUNA DO IBIRAPUERA. Piknic Électronik, NÃO!

1 assinaram. Vamos chegar a
50 Apoiadores

Complete a sua assinatura

,
Avaaz.org protegerá sua privacidade. e te manterá atualizado sobre isso e campanhas similares.
Esta petição foi criada por Assoc. N. e pode não representar a visão da comunidade da Avaaz.
Assoc. N.
começou essa petição para
Prefeitura de São Paulo - Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente
A fauna (pássaros e outros animais) do Parque Ibirapuera está ameaçada pelo Festival Piknic Électronik (um empreendimento canadense que também acontece na Austrália, Chile e EUA), que promete doze horas ininterruptas de música eletrônica e diversas atividades paralelas para 3 mil pessoas, no dia 4 de março próximo. O evento estava previsto para acontecer no Jardim Botânico, mas após contestação feita por entidades, movimentos, munícipes e coletivos, este evento foi transferido para o Parque Ibirapuera. A mudança surpreendeu entidades ambientalistas, já que o parque municipal do Ibirapuera também é uma área que requer proteção ambiental , com avifauna que requer cuidados. O Ibirapuera tem 467 espécies de fauna cadastradas no Inventário da Fauna Silvestre do Município de São Paulo – 2022, sendo que destas pelo menos 220 são espécies de aves silvestres, altamente sensíveis aos ruídos (o documento pode ser acessado no site da Prefeitura no link https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/meio_ambiente/publicacoes_svma/index.php?p=339539 ).

O Plano Diretor do Ibirapuera, de 2019, é claro com relação a esse enorme patrimônio ambiental: Os eventos em espaços livres, gratuitos ou não, devem ser esporádicos, temporários, abertos ao público em geral, organizados por especialistas, prioritariamente de natureza cultural, educativa, voltado ao bem-estar e saúde, sustentável ou de responsabilidade socioambiental, considerando os aspectos de preservação ambiental, com objetivos institucionais, comunitários ou promocionais, garantindo que não haja impacto negativo sobre a flora, a fauna e os componentes naturais do parque, o conforto do usuário e a sua fruição pública, sem impactar o uso dos equipamentos do parque pelos demais usuários; (Plano Diretor, Caderno 2, pg. 51/99) Também é preocupante a transferência ter se dado de forma tão abrupta, sem a demonstração ou eventual elaboração de laudos técnicos, e documentos de garantia e fiscalização, já que o mesmo plano diretor garante que: Por fim, deve-se garantir, por meio da permanente atualização de laudos técnicos, que o Parque se encontre livre de vetores que possam oferecer riscos à flora, fauna, aos usuários e aos equipamentos do Parque. (Plano Diretor, Caderno 2, pg. 60/99) Portanto, nós do Fórum Verde Permanente de Parques, Praças e Áreas Verdes chamamos a atenção das instituições públicas no sentido de haver prioridades, dentro de parques públicos, no trato com a fauna, reconhecidas em mais de um documento ou diploma legal, e que a utilização de tais espaços para eventos impactantes a essa fauna não é compatível com a legalidade e o bom senso. Registramos também que nos surpreende os poderes públicos estadual (no caso do Jardim Botânico) e municipal (no caso do Ibirapuera) não terem se manifestado ou agido na defesa do patrimônio ambiental que, ainda que “concessionado”, é público e regulado por contratos. Convidamos as instituições públicas a se posicionarem com relação a tal incompatibilidade, e asseguramos que em nada nos posicionamos contra eventos culturais, porém, no caso do Festival Piknic Électronik (evento de doze horas de duração), percebemos ser perfeitamente possível sua realização em locais que não impactem negativamente a natureza . Registre-se que a escolha adequada do local para o evento tem causado problemas para os organizadores em sua própria “casa”, já que relatório sobre ruídos produzido pelos gestores do Parc Jean-Drapeau, de Montreal, em 2021 refere-se a queixas sobre ruídos no evento e estabeleceu a necessidade de medições de ruído aceitáveis dentro e fora do parque durante as apresentações. (o relatório pode ser acessado em https://cms.piknicelectronik.com/uploads/Bilan-bruit-2021_SPJD.pdf ).   Muito atenciosamente, certos de sua integral atenção,   FORUM VERDE PERMANENTE DE PARQUES, PRAÇAS E ÁREAS VERDES forumverdepermanente@gmail.com
Postado (Atualizado )