Impedir a expansão das ocupações irregulares no Morro da Formiga em APP e área de risco

1 assinaram. Vamos chegar a
50 Apoiadores

Complete a sua assinatura

Esta petição foi criada por Alexandre F. e pode não representar a visão da comunidade da Avaaz.
Alexandre F.
começou essa petição para
Prefeitura do Rio de Janeiro Secretaria Municipal do Meio Ambiente
Diversos moradores da região da Tijuca estão atentos à expansão de construções irregulares na área do Morro da Formiga. O crescimento da invasão desordenada está adentrando em área de preservação ambiental, onde os ocupantes estão desmatando para construção de moradias irregulares, e ainda, se aproximando de torres de alta tensão.

Precisamos da sua ajuda para cobrar da Prefeitura do Rio de Janeiro uma ação efetiva, cessando desde já as irregularidades. São construções que não contam com supervisão técnica ou qualquer tipo de autorização, ou seja, além do desmatamento em crescimento, onde os ocupantes colocam suas vidas em risco, podendo contribuir com desmoronamentos e deslizamentos, a área também oferece perigo em razão da proximidade de torres de alta tensão, que exercem influência nociva particularmente em quem vive ou trabalha próximo de seus cabos.

As construções irregulares, nas imediações de torres de alta tensão ameaçam o fornecimento de energia e põem em risco a vida de moradores. São áreas não edificáveis justamente pelo risco de acidentes e contato próximo de radiação. Ademais, a atividade humana próxima às torres aumenta o risco de acidentes e essas ocupações ainda dificultam o acesso das equipes de manutenção, impactando na qualidade da prestação dos serviços da empresa responsável pelas torres.

Por todas as razões alegadas, é preciso agir, fazendo cessar as ocupações irregulares, que já estão se expandindo.

Postado (Atualizado )