Entendi
Todos contra o assédio no ecossistema de empreendedorismo e inovação do Brasil!

1 assinaram. Vamos chegar a
50 Apoiadores

Complete a sua assinatura

Esta petição foi criada por Contra A. e pode não representar a visão da comunidade da Avaaz.
Contra A.
começou essa petição para
qualquer pessoa pode assinar

À
Associação Brasileira de Startups
Alameda Vicente Pinzon, 54, 7ºAndar.
São Paulo, SP, Brasil. CEP: 04547-130

            CARTA ABERTA

PESSOAS UNIDAS CONTRA O ASSÉDIO NO ECOSSISTEMA DE STARTUPS E INOVAÇÃO BRASILEIRO

Aviso de Gatilho:
Essa carta aberta pode trazer desconforto para pessoas que estiveram em situação de assédio. Caso se sinta mal aconselhamos que pare a leitura e role a página até o final para as orientações de como proceder.

Nós, pessoas empreendedoras, empresárias, investidoras e profissionais do ecossistema de startups e inovação, associados e não associados da ABStartups, nos reunimos com paixão e determinação para expressar nosso compromisso inabalável de erradicar o assédio em todas as suas formas.

Reconhecemos que, no passado, ações e comportamentos inaceitáveis, como assédio moral, sexual, étnico e social, foram tolerados. No entanto, estamos convencidos de que é hora de enfrentar e eliminar tais comportamentos, fomentando um ambiente mais inclusivo e respeitoso para todas as pessoas.

O assédio compromete o bem-estar físico e emocional das vítimas, limita oportunidades e inibe a criatividade e a inovação em nosso setor. Não podemos mais tolerar a perpetuação dessas práticas em nossa comunidade.

Portanto, reconhecendo a importância da entidade no ecossistema, exigimos:
  • Que se estabeleça um comitê independente, isonômico, amplo e transparente, responsável por criar e sugerir políticas claras e abrangentes de prevenção e combate ao assédio em todas as suas formas, garantindo a compreensão e o cumprimento por todas as pessoas membras da nossa comunidade.
  • Que se desenvolvam mecanismos de denúncia e apoio à investigação, eficazes, transparentes e confidenciais, que garantam a proteção das vítimas e as apoiem na responsabilização das pessoas assediadoras.
  • Que incentivem a propagação de uma cultura organizacional de respeito, inclusão e diversidade, baseada no diálogo, na empatia e na compreensão mútua, valorizando e celebrando as diferenças em todas as empresas e ambientes do ecossistema.
  • Que promovam a formação e capacitação contínua sobre questões relacionadas ao assédio e à diversidade, com o objetivo de transformar atitudes, crenças e comportamentos inadequados e ultrapassados.
  • Que estimulem a colaboração entre as pessoas empreendedoras, investidoras, governos e organizações da sociedade civil para compartilhar boas práticas, desenvolver soluções inovadoras e criar um ecossistema de apoio às vítimas de assédio.
  • Que defendam e apoiem a identificação e a devida punição das pessoas assediadoras, assegurando a aplicação das consequências apropriadas, independentemente de seu status ou posição.
Neste manifesto, exigimos um compromisso firme e transparente para promover um ecossistema de startups e inovação livre de assédio e construir um futuro onde todos possam prosperar e contribuir com seu talento e criatividade.

Assim, convidamos todas as pessoas membras da comunidade de empreendedorismo e inovação brasileira a se juntarem a nós nesta jornada e a se tornarem agentes de mudança, trabalhando juntos para erradicar o assédio e criar um ambiente de trabalho mais saudável e inclusivo para todas as pessoas, promovendo um ambiente saudável.

Pessoas unidas, são mais fortes!

Nós em conjunto, podemos fazer a diferença e escrever uma nova história, onde a paixão, o respeito e a inclusão prevaleçam em nosso ecossistema. Esta carta foi escrita de forma colaborativa e é assinada por aqueles que se sentem representados por estes anseios, independente de sermos ou não associados à ABStartups.

Se você foi vítima de assédio, saiba que pode fazer a denúncia quando se sentir confortável em fazê-la.

Disque 180 ou dirija-se presencialmente a uma Delegacia da Polícia Civil de sua localidade.

É importante buscar ajuda de profissionais especializados!

Você não está sozinha(o)!
Postado (Atualizado )