Não à destruição da Caatinga pelo cultivo de monoculturas no Piauí!

1 assinaram. Vamos chegar a
50 Apoiadores

Complete a sua assinatura

Esta petição foi criada por Renata M. e pode não representar a visão da comunidade da Avaaz.
Renata M.
começou essa petição para
Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Estado do Piauí
O cultivo de soja e milho no corredor ecológico entre o Parque Nacional da Serra da Capivara e o Parque Nacional da Serra das Confusões (Piauí), representa ameaça irreversível à conservação das espécies da fauna e flora e do patrimônio arqueológico da região. Espécies ameaçadas de extinção, assim como a maior população de onça pintada da Caatinga e muitos outros animais, como o tatu canastra e araras, encontram refúgio e usam o corredor entre os parques, especialmente na seca, mantendo assim a diversidade genética, fundamental para a sobrevivência das espécies. A autorização ao cultivo dessas monoculturas abrirá caminho para a interrupção do fluxo de animais no corredor; a intensificação da caça; o atropelamento da fauna; a contaminação da água, ar, solo, plantas, com impactos negativos na saúde humana e animal pelo uso de agrotóxicos, afetando ainda a geração de renda associada à apicultura. Hoje a região é a maior produtora de mel do país. Além do grave retrocesso para a conservação da biodiversidade brasileira, a permissão para esses cultivos também constitui forte ameaça ao patrimônio cultural e histórico do Brasil. A introdução de gramíneas exóticas e invasoras intensificarão os riscos de incêndios e estes são terríveis ameaças aos sítios arqueológicos e às pinturas rupestres localizadas em áreas de influências dessas plantações. Ameaça-se a memória dos povos antigos, hoje um bem coletivo transformador da região. Soma-se a todos esses agravos, a exploração intensa de águas subterrâneas, que serão necessárias à irrigação das monoculturas, em uma região já comprometida pela restrição de recursos hídricos. O presidente do ICMBIO, Marcos de Castro Simanovic, concedeu autorização para o licenciamento ambiental desses cultivos na região, contrariando as análises técnicas elaboradas pelo próprio Instituto que caracterizam o empreendimento como incompatível à preservação dos Parques Nacionais e das espécies de animais que podem ser extintas com a introdução dessas monoculturas. Não podemos permitir que esse processo de devastação seja viabilizado!

Equipe de pesquisadores da Escola Nacional de Saúde Pública/FIOCRUZ

Referências