Entendi
Gestão acadêmica qualificada para a Fundação Cecierj/Consórcio Cederj! #MudaCecierj

1 assinaram. Vamos chegar a
50 Apoiadores

Complete a sua assinatura

Esta petição foi criada por Sindicato D. e pode não representar a visão da comunidade da Avaaz.
Sindicato D.
começou essa petição para
Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro
Ao Sr. Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Dr. Serginho,

À sociedade fluminense,

Em tempos de pandemia, os servidores e as servidoras da Fundação Cecierj estão se dedicando ainda mais à qualidade do serviço público. Somos frequentemente citados pelo governo como solução para a educação remota no Estado, em função de nossa experiência, que em 2020 completa 55 anos, com divulgação científica, capacitação de professores e o desenvolvimento de tecnologias digitais em interface com a Educação. Os milhares de mediadores e mediadoras pedagógicos que trabalham nos diversos projetos da instituição seguem seu trabalho dedicado. São profissionais extremamente qualificados(as) que merecem o respeito e a valorização, assim como os demais profissionais envolvidos na oferta de políticas públicas da instituição.

Desde 2017 o SindCecierj luta pela aprovação, na Alerj, do PL 3501/17, que prevê eleições para a presidência da Fundação Cecierj com mandato de quatro anos e a partir da análise de currículos. Defendemos que nossa instituição seja gerida por pessoas diretamente ligadas à Educação, à Ciência e ao serviço público.

A oferta de políticas públicas de educação e divulgação científica da Fundação Cecierj alcança mais de 200.000 pessoas anualmente em nosso estado, sendo fundamentais para fomentar o desenvolvimento social e econômico em um estado em crise.

No dia 01/03/2021 a iniciou uma campanha solicitando a troca da gestão da Fundação Cecierj. A atual gestão, iniciada em dezembro de 2020, tem marcado sua atuação pelo desinteresse na manutenção das políticas públicas que vêm dando certo nestes 55 anos de democratização e interiorização do acesso ao ensino superior público gratuito e de qualidade, com a oferta de curso pré-vestibular de alto nível em vários polos no Estado do Rio de Janeiro e com cursos de atualização para professores – especialmente da rede pública –, sem falar na Rede Ceja, de Educação de Jovens e Adultos, e nas ações de divulgação científica em nosso estado. Em todos esses campos, somos referência no Brasil. Vale lembrar que essas atividades atingem diretamente cerca de 200 mil pessoas.

A falta de qualificação dos nomeados para as funções, caracterizando talvez interesses escusos, a falta de diálogo com a representação dos servidores, o desrespeito ao estatuto da Fundação, os riscos para a plena continuidade da oferta de políticas públicas de qualidade para mais de 200.000 pessoas em nosso Estado e a defesa de nosso Projeto de Lei nº 3.501/17 (que visa estabelecer critérios para indicação da presidência via Conselho Superior da instituição), motivam a campanha #MudaCecierj.

Os servidores da Fundação Cecierj exigem seus direitos respeitados e demandam uma gestão que compreenda a realidade da atual pandemia, que respeite o conhecimento científico e a trajetória vitoriosa da instituição, aprimorando sua atuação em benefício de todo o povo fluminense.

O que queremos

Solicitamos ao Secretário Dr. Serginho que nomeie para a Presidência um(a) gestor(a) da área acadêmica, com experiência com as políticas públicas da instituição, para a Fundação Cecierj.

Pedimos o apoio de todos e de todas, servidores(as), mediadores(as) pedagógicos, alunos(as), professores(as) e colegas de outras instituições, para que seja nomeada uma gestão acadêmica, que tenha experiência com as políticas públicas da instituição, no cargo, em parceria com as universidades públicas e demais instituições de ensino que compõem o Conselho Superior da Fundação.

A trajetória de sucesso da Fundação Cecierj depende do seu apoio. Não queremos repetir o passado recente, quando a instituição se encontrou em meio a uma série de denúncias de ilegalidades. Contamos com a compreensão do Sr. Secretário e de toda a sociedade fluminense.
Postado (Atualizado )