Defesa da FEM FASE e FPE

1 assinaram. Vamos chegar a
50 Apoiadores

Complete a sua assinatura

Esta petição foi criada por Sindicato S. e pode não representar a visão da comunidade da Avaaz.
Sindicato S.
começou essa petição para
Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Somos agentes educadores, agentes socioeducadores, cozinheiras, técnicas em enfermagem, enfermeiros e grupo de apoio. Trabalhadoras e trabalhadores da FPERGS e da FASE/RS , executamos um trabalho altamente qualificado e delicado. Estamos na linha de frente destas Fundações, atendendo crianças, adolescentes e adultos portadores das mais diversas necessidades e sequelas, e o fazemos com dedicação e carinho. Nossas jornadas são, na prática, quase ininterruptas, o que nos exige disponibilidade e equilíbrio mental, emocional e afetivo. Na prática, nosso trabalho exige dedicação exclusiva, e são inúmeras as vezes em que estendemos nossa jornada para não deixar nossos acolhidos e socioeducandos sem atendimentos. Estamos trabalhando em meio à pandemia, expostos à contaminação – que já atingiu inúmeros colegas, inclusive com óbitos –, pois entendemos a essencialidade de nosso trabalho. Esta dedicação, necessária ao bom atendimento, é realizada em detrimento de nossos próprios compromissos, de nossa vida familiar e social, de nossa saúde. A FEM, Folga Extra Mensal , desde que implementada, mostrou-se extremamente benéfica para nós e para a qualidade de nosso trabalho, estimulando frequência e pontualidade, e sendo um alento para nossa saúde mental e harmonia familiar. Comparados os dados anteriores à implantação da FEM com dados atuais, é significativa a diminuição de adoecimentos, atestados e afastamentos, e o aumento da pontualidade. A Folga Extra Mensal é de recíproco interesse, é ferramenta necessária à saúde física e mental num ambiente de trabalho extremamente complexo e muitas vezes desgastante. Não é um privilégio, tem critérios para a concessão, em data acordada com a gestão. É estímulo para o melhor desempenho laboral para quem não usufrui de feriados, datas comemorativas, e somente pode dispor de férias fracionadas em períodos nobres. Nosso trabalho não pode nunca parar. Para nós, trabalhadores por turno de revezamento, e para nossas famílias, a FEM é um momento ansiosamente esperado. Significa descanso, convívio familiar e renovação de nossas energias. É a confirmação do reconhecimento de nossos gestores ao trabalho que desempenhamos. É a confirmação da essencialidade deste trabalho! Entendemos a gravidade da situação econômica que o país e o Estado enfrentam nos últimos anos, o que sentimos na prática. Estamos há 8 anos sem aumento real, desde 2018 sem reposição salarial – inclusive nos vales-alimentação.  Acumulamos 7,83% de perdas neste período. E, mesmo assim, não paramos. Sequer paralisamos ou reagimos de forma a causar interrupção ou prejuízo ao desempenho de nosso trabalho. Mas não podemos somar a este acúmulo de perdas financeiras esta outra perda, referente a nosso equilíbrio e saúde, fundamental para nossa qualidade de vida. As Gestões só têm a ganhar quando os trabalhadores se sentem contemplados em suas necessidades. Ou seja, a FEM é benéfica para trabalhador e gestão. Pelos motivos apresentados acima e por acreditar que também a gestão prima pela qualidade de nosso trabalho e saúde, assinam abaixo os trabalhadores por turno de revezamento.

Postado (Atualizado )