O Cânhamo é o Futuro Sustentável que Queremos!

1 assinaram. Vamos chegar a
50 Apoiadores

Complete a sua assinatura

Esta petição foi criada por Isabela T. e pode não representar a visão da comunidade da Avaaz.
Isabela T.
começou essa petição para
Superior Tribunal de Justiça
A decisão que pode mudar tudo!

Nessa segunda-feira (20.mar.23) o STJ, por meio do voto da ministra Regina Helena Costa, assumiu a competência para decidir sobre a importação de sementes e o cultivo de cânhamo (subespécie da cannabis com porcentagem irrisória de THC) para fins medicinais e industriais no Brasil, por conta da omissão do Congresso Nacional.

Enquanto isso, todos os processos que tramitam nos tribunais sobre esse assunto ficarão suspensos até o julgamento final com resolução de mérito, que vinculará todas as decisões nacionais referentes ao assunto.

Por isso, é de extrema importância o seu apoio neste abaixo-assinado... tendo em vista que o cânhamo é matéria-prima para mais de 25 mil produtos sustentáveis, podendo substituir diversos produtos nocivos ao meio ambiente, que liberam grandes quantidades de gases do efeito estufa, como o plástico, tecidos, materiais de construção, entre outros.

Além disso, o cânhamo é considerado um ótimo sumidouro de carbono, por absorver enormes quantidades de CO2 quando comparado com outras culturas (exatamente o que precisamos para frear a crise climática). Para cada tonelada da planta, 63 toneladas de CO2 são absorvidas, sem contar que precisa de pouca água para se desenvolver, não sendo necessários agrotóxicos ou pesticidas, além de regenerar o solo, sugando metais pesados e substâncias químicas da terra, tornando-a mais fértil para um próximo cultivo.

Outro tópico importante para ser abordado é a questão da economia brasileira, que pode ser alavancada com o plantio do cânhamo, por ser uma fibra extremamente versátil, atraindo o interesse de diversos países ao redor do mundo.

Desse modo, simplesmente não faz sentido a Anvisa autorizar a importação dessa matéria-prima a custos altíssimos com taxas absurdas e nos privar de tirar proveito econômico dessa planta, além do benefício ambiental.

Por esses e outros motivos, o cânhamo é a nossa esperança para um futuro próspero e sustentável.

Assine o abaixo-assinado e apoie a causa.

Postado (Atualizado )