Proteção para Ilha Anchieta, contra a permissão de uso.

1 assinaram. Vamos chegar a
50 Apoiadores

Complete a sua assinatura

Esta petição foi criada por Sociedade C. e pode não representar a visão da comunidade da Avaaz.
Sociedade C.
começou essa petição para
Todos

JUNTE-SE A NÓS ! COMPARTILHE PARA QUE MAIS PESSOAS TENHAM CONHECIMENTO, E ASSINEM A PETIÇÃO.
PRECISAMOS DE AJUDA!!
Texto: Ubatuba em Tela

Foi publicado no dia 12 de Março de 2021, no Diário Oficial do Estado de São Paulo, um chamamento a interessados na privatização do local.

A ideia é delegar o uso e a manutenção das estruturas revitalizadas, desonerando os cofres públicos.

Nesse sentido, vale destacar que a Fundação Florestal estima que os custos de manutenção, no todo ou em parte, serão repassados aos permissionários, diz a publicação.

Tal ato, quer com a permissão de uso, ofertar mais serviços à população, e com mais qualidade, como hospedagem, alimentação (restaurante e lanchonete), recepção e orientação de visitantes, loja de souvenir, locação de espaços para eventos, locação de quiosques com churrasqueiras, serviço de praia, serviço de atendimento em embarcações (alimentação), controle da visitação nas praias do sul e leste, dentre outros.

FICAM AS PERGUNTAS:

** Com as ideias acima citadas, constantes no Diário Oficial, fica a pergunta: ambientalistas foram ou serão consultados?

** Por qual motivo a população não foi amplamente informada das intenções?

** Como ficam os animais que circulam livremente pelo local com tamanha movimentação turística? (restaurante, lanchonete, hospedagem, lojas etc)

QUAL SUA OPINIÃO SOBRE ISSO?

LINK DO DIÁRIO OFICIAL PARA AMPLA LEITURA:

SOBRE O PARQUE ESTADUAL DA ILHA ANCHIETA

Localizado no município de Ubatuba, o Parque Estadual da Ilha Anchieta é uma área de proteção ambiental criado através do decreto de lei 9 629 de 29 de Março de 1977 do Estado de São Paulo e administrado pelo Instituto Florestal, órgão vinculado à Secretaria Estadual do Meio Ambiente.

É uma das áreas protegidas no estado de maior importância dada sua riqueza histórica e natural que compõe seu cenário.

RESERVA ECOLÓGICA

Com uma área de 826 hectares (8,26 km²), a ilha abriga a paupérrima fauna, a maioria introduzidos na Ilha em 1983 pelo Zoológico de São Paulo. Hoje a ilha possui uma superpopulação de capivaras, macacos-prego, saguis, quatis, gambás, lagartos, tatus e cutias. Levantamentos científicos constataram a presença de apenas 72 espécies de aves, entre as quais: sabiá, juriti, tangará, tiê-sangue, coleirinho, saíra, bem-te-vi, atobá, gaivota e beija-flor. Algumas espécies devem ter sido extintas devido ao corte de madeiras, fogo, caça e recentemente pela predação de ninhos pelas espécies exóticas, como coatis e saguis.

Nas águas cristalinas que cercam a ilha são encontrados cardumes de tainhas, robalos, carapaus, sardinhas, peixes voadores e tartarugas marinhas, protegidos por um polígono de interdição de pesca de qualquer modalidade.

No Parque Estadual é proibido acampar, pescar, retirar do mar ou dos costões qualquer espécie de flora ou fauna marinha, colher mudas, cortar plantas, levar animais domésticos e abrir caminho pela mata.

A ilha possui sete praias e existem várias trilhas para caminhadas. Costões cercados de Mata Atlântica levam à Praia do Sul. A trilha da prainha tem 530 metros de extensão e liga a "Praia do Presídio" à "Praia do Engenho", onde grandes rochas formam uma piscina natural no mar. Diversas espécies da vida marinha podem ser vistas em suas águas claras e transparentes. O acesso a ilha é feito desde o Saco da Ribeira (há passeios de escuna de turismo a partir da praia do Itaguá). Existe uma grande população de cobras jararacas na ilha, sendo necessário utilizar botas ao caminhar pelas trilhas.

PRECISAMOS DE AJUDA!!

PROTEÇÃO PARA A ILHA ANCHIETA, CONTRA A PRIVATIZAÇÃO