Entendi

Associação C.
começou essa petição para
ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DO BAIRRO SÃO JOÃO
MANIFESTO PARA RETORNO DAS ATIVIDADES COMERCIAIS, ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DO BAIRRO SÃO JOÃO   LEVANDO-SE EM CONSIDERAÇÃO: - DECRETO Nº 577 DE 24 MARÇO DE 2020. DISPÕE SOBRE MEDIDAS EMERGENCIAIS DE RESTRIÇÃO E ACESSIBILIDADE A DETERMINADOS SERVIÇOS E BENS PÚBLICOS E PRIVADOS COTIDIANOS E INSTITUI O COMITÊ EXTRAORDINÁRIO DE PREVENÇÃO, ENFRENTAMENTO E CONTINGENCIAMENTO EM SAÚDE DO COVID-19 – COMITÊ EXTRAORDINÁRIO CL COVID-19, ENQUANTO DURAR O ESTADO DE CALAMIDADE PÚBLICA DECRETADO PELO ESTADO DE MINAS GERAIS, EM DECORRÊNCIA DA PANDEMIA CORONAVÍRUS – COVID-19, EM TODO O TERRITÓRIO DO MUNICÍPIO DE CONSELHEIRO LAFAIETE. - DECRETO 576 DETERMINA A SUSPENSÃO TEMPORÁRIA DOS ALVARÁS DE LOCALIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO E AUTORIZAÇÕES EMITIDOS PARA REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES COM POTENCIAL DE AGLOMERAÇÃO DE PESSOAS PARA ENFRENTAMENTO DA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA DE SAÚDE PÚBLICA CAUSADA PELO AGENTE CORONAVÍRUS – COVID-19 - DECRETO 574 DECLARA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA EM SAÚDE PÚBLICA NO MUNICÍPIO EM RAZÃO DE SURTO DE DOENÇA RESPIRATÓRIA 1.5.1.1.0 – CORONAVÍRUS E DISPÕE SOBRE AS MEDIDAS PARA SEU ENFRENTAMENTO, NOS TERMOS DA ORIENTAÇÃO PREVISTA NA LEI FEDERAL Nº 13.979, DE 06 DE FEVEREIRO DE 2020

PROPOSTA PARA RETORNO DAS ATIVIDADES COMERCIAIS CONSELHEIRO LAFAIETE

Atividade/Serviço Data de Retorno: 1 Farmácias e drogarias *EVITAR aglomerações na porta do estabelecimento, organizando uma fila de acesso do lado externo, para atendimento, mantendo distância mínima de 2m de pessoa para pessoa; * OFERTAR álcool gel 70% a todos os clientes na entrada; * EXECUTAR HIGIENIZAÇÃO das cestas com álcool gel 70% ou solução hipoclorito, preparada conforme orientação abaixo da tabela; *EVITAR aglomerações no interior do estabelecimento, devendo controlar o fluxo de entrada e saída de clientes, mantendo distância mínima de 2m de pessoa para pessoa; *EXECUTAR a higienização das bancadas dos caixas por onde passam as compras, das balanças e máquinas de cartão após atendimento de cada cliente com álcool gel 70% ou solução hipoclorito, preparada conforme orientação abaixo da tabela; *INTENSIFICAR A LIMPEZA diária do já realizada, higienizando bancada de medicação e produtos derma cosméticos, produtos de higiene pessoal, superfícies tais como maçanetas, corrimão, balanças, bancadas, tampas e porta de refrigeradores, torneiras, lavatórios, com álcool gel 70% ou solução hipoclorito, preparada conforme orientação abaixo da tabela; * Nunca varrer superfícies a seco, pois esse ato favorece a dispersão de microrganismos que são veiculados pelas partículas de pó, porquanto, se for necessário, deve ser utilizada a técnica de varredura úmida; * FUNCIONÁRIOS E OU COLABORADORES deverão higienizar as mãos com álcool 70º após o atendimento (entrega de mercadoria e ou recebimento) após cada cliente. * FUNCIONÁRIOS E OU COLABORADORES) DEVERÃO EVITAR adornos (anéis, pulseiras, relógios, colares, piercing, brincos), manter os cabelos presos, barba feita ou aparada e protegida, unhas limpas e aparadas; * DAR PREFERÊNCIA por recebimento pelo cartão magnético, higienizando a maquininha a cada operação. Envolver a frente da máquina em plástico filme e substituir a cada operação também auxilia no combate a contaminação. * Dispensar aos fornecedores e colaboradores lavatório com água e sabão, bem como álcool gel 70% durante toda a jornada de trabalho; *O estabelecimento deverá afixar cartazes e disponibilizar cartilhas nas áreas de atendimento aos clientes, bem como nas áreas reservadas a colaboradores sobre medidas preventivas essenciais contra o novo COVID19 e suas formas de transmissão.

2 Hipermercados, supermercados, mercados, açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros, padarias, quitandas, lojas de conveniência, de água mineral e de alimentos para animais *EVITAR aglomerações na porta do estabelecimento, organizando uma fila de acesso do lado externo, para atendimento, mantendo distância mínima de 2m de pessoa para pessoa; * OFERTAR álcool gel 70% a todos os clientes na entrada; * EXECUTAR HIGIENIZAÇÃO dos carrinhos e cestas com álcool gel 70% ou solução hipoclorito, preparada conforme orientação abaixo da tabela; *EVITAR aglomerações no interior do estabelecimento, devendo controlar o fluxo de entrada e saída de clientes, mantendo distância mínima de 2m de pessoa para pessoa; *EXECUTAR a higienização das bancadas dos caixas por onde passam as compras, das balanças e máquinas de cartão após atendimento de cada cliente com álcool gel 70% ou solução hipoclorito, preparada conforme orientação abaixo da tabela; * O estabelecimento deverá intensificar a higienização diária já realizada, limpando todas as superfícies tais como maçanetas, balcões, corrimão, cadeiras, bancos, balanças de precisão, bancadas, tampas e porta de refrigeradores, torneiras, lavatórios, com álcool gel 70% ou solução hipoclorito, preparada conforme orientação abaixo da tabela; * Nunca varrer superfícies a seco, pois esse ato favorece a dispersão de microrganismos que são veiculados pelas partículas de pó, porquanto, se for necessário, deve ser utilizada a técnica de varredura úmida; * FUNCIONÁRIOS E OU COLABORADORES deverão higienizar as mãos com álcool 70º após o atendimento (entrega de mercadoria e ou recebimento) após cada cliente. * FUNCIONÁRIOS E OU COLABORADORES) DEVERÃO EVITAR adornos (anéis, pulseiras, relógios, colares, piercing, brincos), manter os cabelos presos, barba feita ou aparada e protegida, unhas limpas e aparadas; * DAR PREFERÊNCIA por recebimento pelo cartão magnético, higienizando a maquininha a cada operação. Envolver a frente da máquina em plástico filme e substituir a cada operação também auxilia no combate a contaminação. * Dispensar aos fornecedores e colaboradores lavatório com água e sabão, bem como álcool gel 70% durante toda a jornada de trabalho; * EXECUTAR A HIGIENIZAÇÃO do balcão de atendimento a cada cliente e piso pelo menos a cada 2 horas. Utilizar álcool 70º ou solução de hipoclorito (RECEITA AO FIM DA TABELA)

3 Distribuição e comercialização de combustíveis e derivados. *EVITAR aglomerações no pátio do estabelecimento, organizando uma fila de acesso do lado externo, para atendimento; * OFERTAR álcool gel 70% a todos os clientes na entrada; *EVITAR aglomerações no interior do estabelecimento, devendo controlar o fluxo de entrada e saída de clientes, mantendo distância mínima de 2m de pessoa para pessoa; * FUNCIONÁRIOS E OU COLABORADORES deverão higienizar as mãos com álcool 70º após o atendimento (entrega de mercadoria e ou recebimento) após cada cliente. * DAR PREFERÊNCIA por recebimento pelo cartão magnético, higienizando a maquininha a cada operação. Envolver a frente da máquina em plástico filme e substituir a cada operação também auxilia no combate a contaminação. *Retirar os resíduos e os descartar, respeitadas as orientações da Autoridade Sanitária; *Remover, sempre que houver, matéria orgânica em superfícies e tratar como resíduo tipo A (resíduos tipo A são caracterizados como resíduos CONTAMINANTES); * Dispensar aos fornecedores e colaboradores lavatório com água e sabão, bem como álcool gel 70% durante toda a jornada de trabalho;

4 Oficinas mecânicas e borracharias *EVITAR aglomerações na porta do estabelecimento, organizando uma fila de acesso do lado externo, para atendimento, mantendo distância mínima de 2m de pessoa para pessoa; * OFERTAR álcool gel 70% a todos os clientes na entrada; * EXECUTAR HIGIENIZAÇÃO dos carrinhos e cestas com álcool gel 70% ou solução hipoclorito, preparada conforme orientação abaixo da tabela; *EVITAR aglomerações no interior do estabelecimento, devendo controlar o fluxo de entrada e saída de clientes, mantendo distância mínima de 2m de pessoa para pessoa; *EXECUTAR a higienização das bancadas do caixa por onde passam as compras e máquinas de cartão após atendimento de cada cliente com álcool gel 70% ou solução hipoclorito, preparada conforme orientação abaixo da tabela; * O estabelecimento deverá intensificar a higienização diária já realizada, limpando todas as superfícies tais como pisos, maçanetas, balcões, corrimão, cadeiras, bancos, bancadas, tampas torneiras, lavatórios, com álcool gel 70% ou solução hipoclorito, preparada conforme orientação abaixo da tabela; *Retirar os resíduos e os descartar, respeitadas as orientações da Autoridade Sanitária; *Remover, sempre que houver, matéria orgânica em superfícies e tratar como resíduo tipo A (resíduos tipo A são caracterizados como resíduos CONTAMINANTES); * FUNCIONÁRIOS E OU COLABORADORES deverão higienizar as mãos com álcool 70º após o atendimento de cada cliente. * FUNCIONÁRIOS E OU COLABORADORES) DEVERÃO EVITAR adornos (anéis, pulseiras, relógios, colares, piercing, brincos), manter os cabelos presos, barba feita ou aparada e protegida, unhas limpas e aparadas; * DAR PREFERÊNCIA por recebimento pelo cartão magnético, higienizando a maquininha a cada operação. Envolver a frente da máquina em plástico filme e substituir a cada operação também auxilia no combate a contaminação. * Dispensar aos fornecedores e colaboradores lavatório com água e sabão, bem como álcool gel 70% durante toda a jornada de trabalho;

5 Restaurantes e lanchonetes *EVITAR aglomerações na porta do estabelecimento, organizando uma fila de acesso do lado externo, para atendimento, mantendo distância mínima de 2m de pessoa para pessoa; *AS EMBALAGENS (sacolas e ou marmitas) devem ser entregues lacradas por plástico filme e manuseadas por profissional calçado com luva descartável e máscara. * FUNCIONÁRIOS E OU COLABORADORES deverão higienizar as mãos com álcool 70º após o atendimento (entrega de mercadoria e ou recebimento) após cada cliente. * FUNCIONÁRIOS E OU COLABORADORES) DEVERÃO EVITAR adornos (anéis, pulseiras, relógios, colares, piercing, brincos), manter os cabelos presos, barba feita ou aparada e protegida, unhas limpas e aparadas; * DAR PREFERÊNCIA por recebimento pelo cartão magnético, higienizando a maquininha a cada operação. Envolver a frente da máquina em plástico filme e substituir a cada operação também auxilia no combate a contaminação. *Nunca varrer superfícies a seco, pois esse ato favorece a dispersão de microrganismos que são veiculados pelas partículas de pó, porquanto, se for necessário, deve ser utilizada a técnica de varredura úmida; * EXECUTAR A HIGIENIZAÇÃO do balcão de atendimento a cada cliente e piso pelo menos a cada 2 horas. Utilizar álcool 70º ou solução de hipoclorito (RECEITA AO FIM DA TABELA)

6 lotéricas e similares *EVITAR aglomerações na porta do estabelecimento, organizando uma fila de acesso do lado externo, para atendimento, mantendo distância mínima de 2m de pessoa para pessoa; * OFERTAR álcool gel 70% a todos os clientes na entrada; *EVITAR aglomerações no interior do estabelecimento, devendo controlar o fluxo de entrada e saída de clientes, mantendo distância mínima de 2m de pessoa para pessoa; * EXECUTAR HIGIENIZAÇÃO dos balcões de atendimento, janelas blindadas, teclado das leitoras de cartão e piso com álcool gel 70% ou solução hipoclorito, preparada conforme orientação abaixo da tabela; * DAR PREFERÊNCIA por recebimento pelo cartão magnético, higienizando a maquininha a cada operação. Envolver a frente da máquina em plástico filme e substituir a cada operação também auxilia no combate a contaminação. * FUNCIONÁRIOS E OU COLABORADORES deverão higienizar as mãos com álcool 70º após o atendimento de cada cliente. * FUNCIONÁRIOS E OU COLABORADORES) DEVERÃO EVITAR adornos (anéis, pulseiras, relógios, colares, piercing, brincos), manter os cabelos presos, barba feita ou aparada e protegida, unhas limpas e aparadas; * DISPONIBILIZAR luvas para os funcionários e ou colaboradores manipularem moeda em espécie e documentos diversos para quitação e autenticação; * Dispensar aos fornecedores e colaboradores lavatório com água e sabão, bem como álcool gel 70% durante toda a jornada de trabalho;

7 serviço relacionados à tecnologia da informação e de processamento de dados, tais como gestão, desenvolvimento, suporte e manutenção de hardware, software, hospedagem e conectividade. serviços de imprensa e as atividades a eles relacionados, por todos os meios de comunicação e de divulgação disponíveis, incluídos a radiodifusão de sons e de imagens, a internet, os jornais, as revistas, entre outros *EVITAR aglomerações na porta do estabelecimento, organizando uma fila de acesso do lado externo, para atendimento, mantendo distância mínima de 2m de pessoa para pessoa; * OFERTAR álcool gel 70% a todos os clientes na entrada; *EVITAR aglomerações no interior do estabelecimento, devendo controlar o fluxo de entrada e saída de clientes, mantendo distância mínima de 2m de pessoa para pessoa; * EXECUTAR HIGIENIZAÇÃO dos balcões de atendimento, telefones, cadeiras, mesas, teclado das leitoras de cartão e piso com álcool gel 70% ou solução hipoclorito, preparada conforme orientação abaixo da tabela; * Nunca varrer superfícies a seco, pois esse ato favorece a dispersão de microrganismos que são veiculados pelas partículas de pó, porquanto, se for necessário, deve ser utilizada a técnica de varredura úmida; * DAR PREFERÊNCIA por recebimento pelo cartão magnético, higienizando a maquininha a cada operação. Envolver a frente da máquina em plástico filme e substituir a cada operação também auxilia no combate a contaminação. * FUNCIONÁRIOS E OU COLABORADORES deverão higienizar as mãos com álcool 70º após o atendimento de cada cliente. *INCENTIVAR sempre que possível atendimento online para serviços rotineiros (financeiro, solicitação de reparos, orçamentos, entre outros); * DISPONIBILIZAR luvas para os funcionários e ou colaboradores manipularem equipamentos de hardware levados por clientes quando for o caso; * Dispensar aos fornecedores e colaboradores lavatório com água e sabão, bem como álcool gel 70% durante toda a jornada de trabalho; * Dar preferência a mídias digitais para evitar contágio por superfícies de mídias impressas;

8 assistência veterinária, casas de ração, agrícolas e pet shops *EVITAR aglomerações na porta do estabelecimento, organizando uma fila de acesso do lado externo, para atendimento, mantendo distância mínima de 2m de pessoa para pessoa; * OFERTAR álcool gel 70% a todos os clientes na entrada; * EXECUTAR HIGIENIZAÇÃO dos carrinhos e cestas com álcool gel 70% ou solução hipoclorito, preparada conforme orientação abaixo da tabela; *EVITAR aglomerações no interior do estabelecimento, devendo controlar o fluxo de entrada e saída de clientes, mantendo distância mínima de 2m de pessoa para pessoa; *EXECUTAR a higienização das bancadas dos caixas por onde passam as compras, das balanças de precisão, gaiolas, embalagens de ração e ou insumos agrícolas, instrumentos de uso veterinário, piso após atendimento de cada cliente com álcool gel 70% ou solução hipoclorito, preparada conforme orientação abaixo da tabela; * Nunca varrer superfícies a seco, pois esse ato favorece a dispersão de microrganismos que são veiculados pelas partículas de pó, porquanto, se for necessário, deve ser utilizada a técnica de varredura úmida; * O estabelecimento deverá intensificar a higienização diária já realizada, limpando todas as superfícies tais como maçanetas, balcões, corrimão, bancadas de tosa, baias de banho, cadeiras, bancos, balanças de precisão, bancadas, tampas e porta de refrigeradores, torneiras, lavatórios, com álcool gel 70% ou solução hipoclorito, preparada conforme orientação abaixo da tabela; * FUNCIONÁRIOS E OU COLABORADORES deverão higienizar as mãos com álcool 70º após o atendimento (entrega de mercadoria e ou recebimento) após cada cliente. * FUNCIONÁRIOS E OU COLABORADORES) DEVERÃO EVITAR adornos (anéis, pulseiras, relógios, colares, piercing, brincos), manter os cabelos presos, barba feita ou aparada e protegida, unhas limpas e aparadas; * DAR PREFERÊNCIA por recebimento pelo cartão magnético, higienizando a maquininha a cada operação. Envolver a frente da máquina em plástico filme e substituir a cada operação também auxilia no combate a contaminação. *Retirar os resíduos e os descartar, respeitadas as orientações da Autoridade Sanitária; *Remover, sempre que houver, matéria orgânica em superfícies e tratar como resíduo tipo A (resíduos tipo A são caracterizados como resíduos CONTAMINANTES); * Dispensar aos fornecedores e colaboradores lavatório com água e sabão, bem como álcool gel 70% durante toda a jornada de trabalho;

9 Serviços de venda ou conserto de óculos\lentes em óticas Comércio de roupas, cama mesa, banho, sapatos, bolsas, lojas de móveis.         * FUNCIONÁRIOS E OU COLABORADORES) DEVERÃO EVITAR adornos (anéis, pulseiras, relógios, colares, piercing, brincos), manter os cabelos presos, barba feita ou aparada e protegida, unhas limpas e aparadas; * Nunca varrer superfícies a seco, pois esse ato favorece a dispersão de microrganismos que são veiculados pelas partículas de pó, porquanto, se for necessário, deve ser utilizada a técnica de varredura úmida; * EVITAR aglomerações na porta do estabelecimento, organizando uma fila de acesso do lado externo, para atendimento, mantendo distância mínima de 2m de pessoa para pessoa; * EXECUTAR HIGIENIZAÇÃO das cestas, araras, caixas de sapatos (quando for o caso) com álcool gel 70% ou solução hipoclorito, preparada conforme orientação abaixo da tabela; * Nunca varrer superfícies a seco, pois esse ato favorece a dispersão de microrganismos que são veiculados pelas partículas de pó, porquanto, se for necessário, deve ser utilizada a técnica de varredura úmida; * O estabelecimento deverá intensificar a higienização diária já realizada, limpando todas as superfícies tais como maçanetas, balcões, corrimão, cadeiras, bancos, balanças de precisão, bancadas, tampas e porta de refrigeradores, torneiras, lavatórios, com álcool gel 70% ou solução hipoclorito, preparada conforme orientação abaixo da tabela; * OFERTAR álcool gel 70% a todos os clientes na entrada; *EVITAR aglomerações no interior do estabelecimento, devendo controlar o fluxo de entrada e saída de clientes, mantendo distância mínima de 2m de pessoa para pessoa; * FUNCIONÁRIOS E OU COLABORADORES deverão higienizar as mãos com álcool 70º após o atendimento (entrega de mercadoria e ou recebimento) após cada cliente. * DAR PREFERÊNCIA por recebimento pelo cartão magnético, higienizando a maquininha a cada operação. Envolver a frente da máquina em plástico filme e substituir a cada operação também auxilia no combate a contaminação. * Dispensar aos fornecedores e colaboradores lavatório com água e sabão, bem como álcool gel 70% durante toda a jornada de trabalho;

10 estabelecimentos estéticos, salões de beleza, barbearia e similares * FUNCIONÁRIOS E OU COLABORADORES) DEVERÃO EVITAR adornos (anéis, pulseiras, relógios, colares, piercing, brincos), manter os cabelos presos, barba feita ou aparada e protegida, unhas limpas e aparadas; * Nunca varrer superfícies a seco, pois esse ato favorece a dispersão de microrganismos que são veiculados pelas partículas de pó, porquanto, se for necessário, deve ser utilizada a técnica de varredura úmida; * O estabelecimento deverá intensificar a higienização diária já realizada, limpando todas as superfícies tais como maçanetas, balcões, corrimão, cadeiras, bancos, balanças de precisão, bancadas, tampas e porta de refrigeradores, torneiras, lavatórios, com álcool gel 70% ou solução hipoclorito, preparada conforme orientação abaixo da tabela; *Retirar os resíduos e os descartar, respeitadas as orientações da Autoridade Sanitária; *Remover, sempre que houver, matéria orgânica em superfícies e tratar como resíduo tipo A (resíduos tipo A são caracterizados como resíduos CONTAMINANTES); * EXECUTAR HIGIENIZAÇÃO das cadeiras, bancos, macas, utensílios, espelhos, e aparelhos de com álcool gel 70% ou solução hipoclorito, preparada conforme orientação abaixo da tabela; *UTILIZAR materiais descartáveis como espátulas, giletes, ceras depilatórias, luvas, máscaras, toucas, jalecos todo o tempo dentro da clínica. * REALIZAR atendimento por agendamento telefônico ou online não permitindo espera na porta do estabelecimento * A cada novo cliente todo material utilizado DEVE SER SUBSTITUIDO E O AMBIENTE NOVAMENTE HIGIENIZADO. * Luvas também devem ser substituídas a cada cliente. Máscaras de acrílico devem ser higienizadas com clorexidina 0,2% ou solução hipoclorito, caso sejam cirúrgicas devem ser substituídas a cada duas horas ou antes de apresentarem umidade; * OFERTAR álcool gel 70% a todos os clientes na entrada; *EVITAR aglomerações no interior do estabelecimento, devendo controlar o fluxo de entrada e saída de clientes, mantendo distância mínima de 2m de pessoa para pessoa; * FUNCIONÁRIOS E OU COLABORADORES deverão higienizar as mãos com álcool 70º após o atendimento de cada cliente. * DAR PREFERÊNCIA por recebimento pelo cartão magnético, higienizando a maquininha a cada operação. Envolver a frente da máquina em plástico filme e substituir a cada operação também auxilia no combate a contaminação. * Dispensar aos fornecedores e colaboradores lavatório com água e sabão, bem como álcool gel 70% durante toda a jornada de trabalho;

11 serviço de transporte de passageiros DECRETO Nº 576, DE 20 DE MARÇO DE 2020 Art. 8º - A empresa concessionária de transporte público deverá adotar medidas para impedir a aglomeração de pessoas nos abrigos e terminais urbanos e no interior dos ônibus, atendidas as recomendações dos órgãos de saúde, além de promover a higienização dos veículos após cada viagem.

12 serviços hoteleiro e afins DECRETO Nº 577 DE 24 MARÇO DE 2020.
VI - em relação aos estabelecimentos de hotelaria, pousada, meio de hospedagem e congêneres, ficará restrito a 1 (um) hospede por unidade habitacional, ressalvado vínculo familiar comprovada, condicionado ao cumprimento do disposto no art. 9º deste decreto, no que couber;

13- FUNDO DE CRÉDITO Criação de um fundo financeiro, administrado via iniciativa público/privado com uma capitalização de caixa entre 1M e 2M (esse valor pode ser melhor definido, após estudo financeiro) de reais para atender empréstimo de crédito, para as MPEs da cidade tomarem esse crédito, de forma a retomada sustentável dos seus negócios.

14- CONSULTORIA GRATUITA Disponibilizar através das associações uma consultoria com apoio do SEBRAE e faculdade para as empresas locais o risco financeiro de cada uma, e definição de plano de retomada estruturado.

15- SUSPENSÃO PARCIAL/TOTAL DE ALUGUÉIS COMERCIAIS Suspensa da cobrança de aluguel em 100% no período de isolamento social (início 21/03/20), e cobrança de apenas 50% do valor de aluguel contratado após o retorno das atividades até 31/12/20. O saldo de diferença da suspensão de pagamento e cobrança de 50%, deverá ser parcelado em até 24x sem juros a partir de janeiro de 2021.

16- COMUNICAÇÃO Desenvolver através de influencers locais, membros de associações, Prefeito e secretários diretamente envolvidos no assunto COVID19, uma comunicação diária com a sociedade através de redes sociais e utilização de todas as plataformas, dicas de sensibilização do cenário local/regional.

17- PLANO DE CONDUTA Elaborar um treinamento via vídeo, da nova conduta comercial, o qual será submetido via site e com termo de aceite, para todas as empresas antes do reinício de suas atividades. As empresas que não adequarem a todas essas regras, estarão cientes de todas as punições estabelecidas no cenário COVID19.

SOLUÇÃO DE HIPOCLORITO 1: Para higienização e desinfecção de carrinhos de compras, cestas, balcões, bancadas, caixas, balanças, maçanetas, puxadores, corrimão, bancos, cadeiras, teclados, mouses, embalagens:   PREPARO: 1 – Em uma garrafa plástica com capacidade para 1L coloque 100ml de água pura e limpa; 2 – Adicione 25ml de água sanitária pura (utilizar luvas e manipular o produto longe do rosto) e misture bem; 3 – Complete o restante do volume da garrafa com água, tampe e agite para misturar a água sanitária com a água; 4 – IDENTIFIQUE o frasco com etiqueta escrita:
“ÁGUA SANITÁRIA DILUIDA”. COMO APLICAR: 1 – Coloque um pouco da solução preparada num frasco borrifador e borrifar nas superfícies que necessitam ser desinfetadas; 2 – Deixar agir por 20 SEGUNDOS e retirar o excesso com papel toalha, o qual deverá ser descartado logo após utilização. SOLUÇÃO DE HIPOCLORITO 2: Para higienização e desinfecção de pisos, áreas abertas, sanitários e solas de sapatos:
PREPARO: 1 – Em uma garrafa plástica com capacidade para 1L coloque 100ml de água pura e limpa; 2 – Adicione 50ml de água sanitária pura (utilizar luvas e manipular o produto longe do rosto) e misture bem; 3 – Complete o restante do volume da garrafa com água, tampe e agite para misturar a água sanitária com a água; 4 – IDENTIFIQUE o frasco com etiqueta escrita: “ÁGUA SANITÁRIA DILUIDA”.
COMO APLICAR: 1 – Coloque um pouco da solução deverá ser utilizada em pano limpo e úmido para realizar limpeza diária e habitual do piso do estabelecimento; 2 – Um outro pano limpo deverá ser umedecido na solução e colocado a porta do estabelecimento, para que os clientes possam passar as solas dos calçados sobre ele ao entrar. Esse pano deverá ser lavado e novamente umedecido na solução sempre que necessário.   ATENÇÃO: ·         NÃO deixe a solução preparada, nem os borrifadores com a solução expostos a luz, guarde-os em local fresco; ·         LEMBRE-SE de identificar o frasco da solução com uma etiqueta; ·         AO MANUSEAR A SOLUÇÃO UTILIZE equipamento de proteção individual para sua segurança.

É recomendado o uso de máscara em todas as recomendações apresentadas, bem como a população deve seguir o uso obrigatório para circulação na cidade. A recomendações específicas que iremos indicar, estará presente no documento final, pois o espaçamento de texto dessa petição não teve como inserir.

REFERÊNCIAS DE PESQUISAS E ELABORAÇÃO DO MANIFESTO:   CONSELHO FEDERAL DE QUÍMICA DECRETO Nº 6.371, DE 12 DE ABRIL DE 2020 Prefeitura de Ubá DECRETO Nº 065/2020 Prefeitura de Caratinga
Assina digitalmente esse manifesto, os empresários do comércio de Conselheiro Lafaiete e Apoiadores, que juntos buscam um retorno seguro das atividades comerciais. A Associação Comercial do Bairro São João, entende que as boas práticas tendem a beneficiar o equilíbrio econômico comercial, manutenção dos empregos e todo controle seguro de acesso e circulação de pessoas.
Postado (Atualizado )