Entendi

1 assinaram. Vamos chegar a
50 Apoiadores

Complete a sua assinatura

Esta petição foi criada por Darlan M. e pode não representar a visão da comunidade da Avaaz.
Darlan M.
começou essa petição para
Ministro da Educação Abraham Weintraub
É de suma importância que o Exame Nacional do Ensino Médio seja adiado. O adiamento em função dos impactos da pandemia do COVID-19 não acarretará em um prejuízo ainda maior para o País do que o prejuízo de se deparar com seus jovens em despreparo e desespero. Despreparo, por não terem acesso a todos os conteúdos que estarão no edital, uma vez que o ano letivo terminará após a realização do exame ( 1 e 8 de novembro) e desespero por clamar pela sensibilidade da União e do Inep em adiar o exame e não serem ouvidos.

É de extrema importância que a União e o Inep (Instituto Anísio Teixeira) adequem o calendário e o cronograma do Enem à realidade atual. Nesse momento crucial precisamos ter empatia pelo próximo. A pandemia motivou escolas públicas e privadas a suspenderem suas atividades para assim assegurar o isolamento social e diminuir os danos provocados pela pandemia à sociedade. Para evitar a perda do ano letivo, as escolas optaram por aulas à distância, mas sabemos que existe uma defasagem de conteúdo e principalmente do ensino-aprendizagem.

Nem todos se adequam ao ensino à distância e a grande maioria não tem acesso a dados móveis suficientes para assistirem às vídeo-aulas. Diante de todo esse contexto, imaginem o psicológico desses alunos que depositam seus sonhos nesse exame? Muitos não conseguem manter a mesma rotina, outros não tem acesso à internet, outros se atrapalham com a enxurrada de conteúdos digitais. Dizer que todos tem acesso à internet é tentar cobrir “o sol com a peneira”. Sabemos que nosso País é desigual, mas a Constituição assegura a seus cidadãos direitos iguais a todos e é apenas isso que queremos com este abaixo-assinado: assegurar igualdade de condições de concorrer ao Enem.

Todos precisam ter acesso ao ensino. Pedimos, veementemente, ao Senhor Ministro sensibilidade para acatar o adiamento da aplicação das provas do ENEM, afinal o Exame Nacional não poderá ou não deverá acontecer antes do ano letivo terminar, que não tem ainda data estabelecida. Se isso acontecer, nossa Educação estará sendo incoerente com os próprios princípios éticos e morais e estará, absurdamente, promovendo uma competição ainda mais desigual da que já existe em nosso país.

Ajude o seu próximo e assine esse abaixo-assinado. Vamos fazer chegar a 100.000,00 assinaturas e adiar o ENEM.

Professor Darlan Moutinho
Licenciado em Matemática e Mestre em Matemática Aplicada