Entendi

1 assinaram. Vamos chegar a
50 Apoiadores

Complete a sua assinatura

Esta petição foi criada por thiago F. e pode não representar a visão da comunidade da Avaaz.
thiago F.
começou essa petição para
Governador do Estado do Pará, Helder Zahluth Barbalho
Os municípios que compõem a região do Marajó Oriental, sendo eles: São Sebastião da Boa Vista, Cachoeira do Arari, Ponta de Pedras, Soure, Salvaterra, Muaná e Santa Cruz do Arari deverão sofre muito mais com a atual estrutura hospitalar planejada para atender os casos de coronavírus, pois para os casos graves não existe estrutura hospitalar de suporte avançado na maioria desses municípios, além da histórica carência de profissionais de saúde e assim sendo os mesmos deverão dirigir-se a capital paraense, Belém, onde seus leitos de UTI estão operando na capacidade máxima ou próxima disso e além disso os leitos do estados também operam próximo ao limite. Um outro fator importante é a infraestrutura logistica dos municípios marajoaras até a capital que naturalmente é dificultada pelo acesso mais comum que são os rios e a baía do Marajó.

O Marajó que é abandonado historicamente por todas as esferas do executivo e dessa forma segue com os piores indices de desenvolvimento humano do Brasil poderá sofre muito mais pela ausência desse suporte hospitalar semi-avançado que um hospital de campanha pode oferer ao povo do Marajó, elevando ainda mais essa distância do povo marajoara do restante do Brasil.

Além disso, os casos de coronavírus vem aumentado exponencialmente a cada dia no Brasil e no Estado do Pará e esse ritmo não é diferente na Ilha de Marajó conforme pode ser visto no endereço eletrônico https://www.covid-19.pa.gov.br/#/ . Assim, uma atenção especial deve ser dada aos municipios da Ilha de Marajó que carecem de estrutura Hospitalar de governos passados para alta e até mesmo de baixa complexidade.

Muitos municípios estão utilizando o mínimo de recursos para o combate ao coronavírus, dessa forma com a baixa efetividade no combate ao vírus somado ao descaso de muitos cidadão que ignoram completamente as recomendação do Ministérios da Saúde e da Organização Mundial de Saúde (OMS) a cada dia vemos novos casos confirmados e mortes com números cada vez maiores.

Assim sendo e como foi exposto, existe a real necessidade da implantação de um hospital de campanha para atender os municípios citados, uma petição no site da Avaaz foi criada por mim com o intuito de colher assinatura dos cidadão dos municípios do Marajó para expor ao Governador do Estado do Pará Helder Zahluth Barbalho o anseio dos cidadão desses municípios.

Nossa proposta é a coleta do máximo de assinaturas para implentação de um hospital de campanha no municípios de Ponta de Pedras para atender os casos de coronavírus da região. Ponta de Pedras além oferecer uma relativa proximidade da capital paraense, cerca de 50 Km o que pode favorecer a logística de equipamento e pessoal é o primeiro município do Marajó que recebe a linha transmissão subaquatica vindo de Vila do Conde, oferencendo maior estabilidade energética pela subestação de Ponta de Pedras e dessa subestação são supridos os demais municípios, sendo os últimos Salvaterra e Soure e dada toda extensão da linha de transmissão até o próximo município que é Cachoeira do Ararí muitos fatores podem interferir no perfeito funcionamento da rede o que pode acarretar em problemas para operação de um hospital de grande porte.

Postado (Atualizado )