Construção de ciclovia nos dois lados da rodovia MG-10 entre Vilarinho e Cidade Administrativa.

1 assinaram. Vamos chegar a
50 Apoiadores

Complete a sua assinatura

Esta petição foi criada por BH E. e pode não representar a visão da comunidade da Avaaz.
BH E.
começou essa petição para
Fernando Damata Pimentel, Murilo Valadares (SETOP), Luiz Sávio de Souza Cruz (SEMAD), Célio Dantas de Brito (DER), Grasielle Oliveira Esposito (Intendência), Helvécio Miranda Magalhães Júnior (SEPLAG)
Os motivos e argumentos para nossas reivindicações são que:

1) A falta de planejamento e de infraestrutura adequadas reprimem o uso da bicicleta como meio de transporte. A fim de sanar tal deficiência, a Lei estadual 16.939/2007, instituiu a política de incentivo ao uso da bicicleta no Estado de Minas Gerais. Em seu artigo 2º., inciso III, destaca ser objetivo do estado: “estimular a implementação de projetos e obras de infra-estrutura cicloviária”. Por sua vez, o artigo 3º., inciso V, acrescenta que para atingir tal objetivo o poder executivo adotará “fomento à implementação de infra-estrutura para o uso da bicicleta”. Portanto, é hora de começar a aplicar a Lei de forma mais efetiva;

2) Tal lei está em consonância com tendências mundiais em melhorar a mobilidade urbana através do uso e incentivo a modais socialmente mais justos e coletivamente mais racionais e eficientes, como a própria bicicleta, o caminhar e o transporte coletivo, contribuindo ainda para a saúde pública, a preservação ambiental, a autonomia de deslocamento e o orçamento familiar;

3) Em dezembro de 2015, a Intendência da Cidade Administrativa (CAMG) realizou um encontro sobre mobilidade a fim de ouvir os servidores e discutir as demandas apresentadas. Na ocasião, diversas propostas apresentadas tinham o intuito de melhorar/incentivar o uso de bicicletas na CAMG e arredores, demonstrando potencial para que mais servidores adotem a opção das bicicletas como forma de deslocamento;

4) A atual estrutura de ciclofaixa no sentido CAMG - Estação Vilarinho apresenta deficiências séria, pois está apenas de um lado da pista, sem qualquer manutenção e com segregação inadequada para o local, pois a via em que está inserida (marginal da MG-010) apresenta grande fluxo de veículos, alguns em velocidade alta para compartilhamento de via com bicicletas. Nesse sentido, é mais seguro que se sejam feitas ciclovias ao invés de ciclofaixas, pois possuem algum tipo de separação física em relação à rodovia;5) Com a reforma da av. Pedro I, a calçada foi alargada, permitindo que diversos servidores e visitantes, em especial de bairros da região norte, possam ir pedalando com segurança até a Estação Vilarinho. Portanto, pleiteamos uma obra essencial para que os ciclistas circulem com segurança do início da Pedro I da Estação Vilarinho até à Cidade Administrativa;

6) A Cidade Administrativa tem se tornado local de lazer para moradores da região. É possível ver vários caminhantes, patinadores, skatistas e ciclistas circulando pelo local, especialmente no início e final do dia. Portanto, com uma ciclovia adequada, a segurança seria maior e mais pessoas se sentiriam à vontade para ir ao local, incentivando o uso e apropriação do espaço público;

7) Ainda no aspecto lazer, a construção de ciclovias em torno da lagoa da Pampulha resultou em aumento considerável de usuários, em especial aos finais de semana. Com a eventual construção da ciclovia que reivindicamos, seria possível deslocar-se com segurança da Pampulha até a Cidade Administrativa, potencializando o uso do local como centro de lazer aos finais de semana.Por último, nos colocamos à disposição para dialogar sobre essa solução e contribuir com a formulação do projeto de ciclovia proposta.

Apoiadores: UCB, Rut's, Bike Anjo BH, Clube Inconfidentes Pedalantes.

Postado (Atualizado )