A maior e mais efetiva comunidade de campanhas online para mudanças

Ministério da Cultura: Inclusão de Jogos Digitais como itens de cultura

Ministério da Cultura: Inclusão de Jogos Digitais como itens de cultura
  
  

 


Por que isto é importante

A indústria de jogos eletrônicos já está no mercado há decadas, e vem ganhando cada vez mais espaço a medida que a tecnologia foi avançando. Estes deixaram, há muito tempo, de serem simples brinquedos infantis e passaram a integrar grandes equipes de desenvolvedores, preocupados em oferecer cada vez mais qualidade. Com isso, fomos presenteados por verdadeiras obras de arte ao longo dos anos, produções artísticas altamente desenvolvidas, mostrando o quanto os jogos tem um potencial imenso para ser visto como a verdadeira arte.
Esse avanço permitiu que uma comunidade se criasse em volta dos videogames, são jogadores que integram o mundo eletrônico e assume toda a simbologia que ele produz, reproduzindo isso em seu comportamento, seu modo de vestir e até em músicas. Atualmente podemos ver grandes eventos que são proporcionados pelos amantes de jogos eletrônicos com o objetivo de reunir pessoas de comum interesse e botar em pauta questões específicas relacionadas a esse universo. Como não imaginar que essa cultura que cresceu rapidamente e está cada vez mais rica não possa ser reconhecida?
Sem falar nos bens que o uso dos videogames nos trás, como pode ser visto em estudos científicos organizados por grandes faculdades do mundo, onde expõem beneficios como:
- Desenvolvimento psicológico de crianças;
- Fortalecimento de áreas do cérebro responsáveis por raciocínio logico, coordenação motora, memória e co-relativas;
- Desenvolvimento do senso de coletivo;
- Aguça a visão e pode até curar algumas disfunções dos olhos;
- Redução consideravel do stress;
- Entre outras.

Então levando em conta os beneficios, físicos, cerebrais e a representação cultural e artística que os jogos representam porque não são considerados como itens culturais? Porque não é possível comprar um jogo com o beneficio “Vale Cultura”?

Essa petição é uma iniciativa da Steamtação (http://steamtacao.com.br/)


Postado outubro 12, 2014
Relatar isso como inapropriado
Clique para Copiar: