Ao continuar você está aceitando a Política de Privacidade da Avaaz, que explica como seus dados podem ser usados e como serão protegidos.
Entendi
Nós utilizamos os cookies para analisar como visitantes usam o site e para nos ajudar a fornecer para você a melhor experiência possível. Leia nossa Política de Cookies.
OK
A maior e mais efetiva comunidade de campanhas online para mudanças

Presidente Dilma Rousseff: Ajude a proteger Abrolhos

Presidente Dilma Rousseff: Ajude a proteger Abrolhos
  
  

 


Por que isto é importante

Baleias, tartarugas, aves marinhas, peixes, corais, crustáceos e moluscos ilustram a riqueza da região dos Abrolhos, situada no extremo sul da Bahia e norte do Espírito Santo. Esse santuário com a maior biodiversidade marinha do Atlântico Sul está ameaçado e precisa da sua ajuda para continuar existindo!

Através da criação de novas áreas protegidas e do fortalecimento e ampliação das áreas já existentes, será possível recuperar e manter a biodiversidade, eliminar a pesca excessiva, evitar que atividades de exploração de petróleo, minerais e portuárias possam destruir nosso maior patrimônio natural marinho, e garantir o sustento de mais de 100 mil famílias que vivem da pesca e do turismo.

Hoje, menos de 1,6% da plataforma continental de Abrolhos é protegida da pesca e outros tipos de exploração direta, pelo Parque Nacional Marinho dos Abrolhos e demais áreas de proteção integral. E apenas outros 5,4% têm pescarias regulamentadas e manejadas em Reservas Extrativistas. Isso é insuficiente, especialmente considerando que a manutenção da integridade destas áreas encontra grandes dificuldades, como equipes pequenas e falta de recursos e estrutura para fiscalização. Estimamos que é preciso chegar em, pelo menos, 20% de áreas de proteção mais restrita para proteger a biodiversidade e promover atividades como a pesca e o turismo de maneira sustentável na região.

A decisão está nas mãos dos governos federal e estaduais. Com essa petição, esperamos que a presidente Dilma e os governadores da Bahia e do Espírito Santo garantam imediatamente o funcionamento efetivo das unidades de conservação existentes em Abrolhos e retomem o processo de ampliação e criação das áreas marinhas protegidas na região.

Contamos com seu apoio assinando esta petição e participando das demais ações da campanha Adote Abrolhos criada pela Conservação Internacional e pela SOS Mata Atlântica para garantir a preservação de um dos nossos maiores santuários de vida marinha – a região dos Abrolhos.

______________________________________

É com satisfação que compartilhamos o alcance, no dia 22 de abril, da meta inicial de 10 mil assinaturas em nossa petição on line! Vamos agora encaminhar formalmente a petição com as assinaturas à Presidente Dilma Rousseff, aos Governadores da Bahia, Jaques Wagner, e do Espírito Santo, Renato Casagrande, e à Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, solicitando audiências para cobrar medidas concretas em prol da proteção das atuais unidades de conservação da região dos Abrolhos e a retomada do processo de ampliação destas unidades, de forma participativa e tecnicamente fundamentada.

Ressaltamos também que esta petição permanecerá ativa até o final da Campanha Adote Abrolhos, para continuarmos demonstrando a força deste movimento. Agradecemos a todos pela participação e por acreditarem no poder desta mobilização para fortalecer a proteção da região marinha mais rica em biodiversidade no Atlântico Sul!


Mais informações: www.adoteabrolhos.org.br


Postado Janeiro 21, 2014
Relatar isso como inapropriado
Clique para Copiar: