Clique em Configurações de Cookies para usar este recurso.
Em seguida, clique em 'Permitir Todos' ou ative apenas os 'Cookies Publicitários'
Ao continuar você está aceitando a Política de Privacidade da Avaaz, que explica como seus dados podem ser usados e como serão protegidos.
Entendi
Revitalizar o Rio Capibaribe

Revitalizar o Rio Capibaribe

1 assinaram. Vamos chegar a
50 Apoiadores

Complete a sua assinatura

,
Avaaz.org protegerá sua privacidade. e te manterá atualizado sobre isso e campanhas similares.
Esta petição foi criada por Carminha S. e pode não representar a visão da comunidade da Avaaz.
Carminha S.
começou essa petição para
Prefeitos dos municípios cortados pelo rio (42 municípios), produtores e aquicultores do entorno, jovens e a comunidade em geral pois o rio é o cartão postal da cidade do Recife, além dos usineiros que tem uma divida histórica para com esse curso d água q
O Capibaribe já atingiu um grande nível de poluição, mas ainda é possível revitaliza-lo dado sua própria constituição geográfica. Nasce na Serra de Jacarará, Município de Poção, possuindo 240 quilômetros de extensão e sua bacia, aproximadamente 5 880 quilômetros quadrados. Tem cerca de 74 afluentes e banha mais de quarenta municípios pernambucanos, entre eles Toritama, Santa Cruz do Capibaribe, Salgadinho, Limoeiro, Paudalho, São Lourenço da Mata e o Recife. É o maior rio totalmente pernambucano, daí a importância de conservá-lo para futuras gerações. Já foram lançadas algumas campanhas locais para Salvar o Capibaribe, por grupos sociais e existe uma ONG, o SERTA que vem trabalhando na Bacia do Goitá, um de seus afluentes, com agricultura orgânica, evitando a utilização de agrotóxicos e cuidando dos mananciais aquicolas do entorno. Nesse trecho, depois de um trabalho de mais de 20 anos com os jovens agricultores e sua família, já é perceptível uma melhora pontual na qualidade da água do rio. Sua revitalização interessará a vários atores, desde os pescadores artesanais que ainda retiram o sustento desse rio, pois no Recife, o mesmo forma uma grande estuário ao adentrar o Oceano Atlântico, até os moradores dos bairros cortado pelo Capibaribe e os produtores do seu entorno. Além de poetas e sonhadores, pois esse rio já foi inspiração de poemas como o de João Cabral de Melo Neto. Encontra-se citado como antigo balneário nos livros do sociólogo pernambucano Gilberto Freire, que registra um tempo em que as residências ficavam de frente para o Rio, e depois, o jeito foi dar-lhes as costas, em função da poluição. Avante, defenda essa causa pois o Rio Capibaribe precisa ser mais bem cuidado. Assine a petição e juntos vamos somando esforços.
Postado (Atualizado )