By continuing you accept Avaaz's Privacy Policy which explains how your data can be used and how it is secured.
Got it
Prefeitura Municipal e Câmara de Vereadores de Chapecó: Queremos a proibição de rodeios e vaquejadas

1 have signed. Let's get to
50 Supporters

Complete your signature

By continuing you agree to receive Avaaz emails. Our Privacy Policy will protect your data and explains how it can be used. You can unsubscribe at any time. If you are under 13 years of age in the USA or under 16 in the rest of the world, please get consent from a parent or guardian before proceeding.
This petition has been created by Guiomar B. and may not represent the views of the Avaaz community.
Guiomar B.
started this petition to
Prefeitura Municipal e Câmera de Vereadores de Chapecó
Assista o vídeo que mostra os maus-tratos que ocorreram em Chapecó: https://www.youtube.com/watch?v=6FvOXFtktYM

Tendo em vista as provas obtidas na última feira EFAPI, de Chapecó, SC, onde fica provada a crueldade e maus tratos com os animais em rodeios, contamos com a compreensão, sensibilidade e atitude das autoridades da Cidade de Chapecó para o fim dessa prática cruel de exploração animal. Caso nenhuma providencia seja tomada, encaminharemos essa petição ao Ministério Público.

A Constituição Federal de 1988 em seu artigo 225, inciso VII, nos traz que devemos “proteger a fauna e a flora, vedadas, na forma da Lei, as práticas que coloquem em risco sua função ecológica, provoquem a extinção de espécies ou submetam os animais a crueldade”.

Logo, não podemos permitir que a Carta Magna desta pátria seja “rasgada” ao permitirmos que evento, equivocadamente vistos por muitos como mero entretenimento, promotores/incentivadores de práticas de cruéis e animais sejam realizados ou mesmo divulgados neste Município.

Entendemos que todo e qualquer ato de crueldade é uma prática covarde, que deve ser repudiada e não estimulada ou mesmo aplaudida pela população desta Cidade.

Eventos covardes e abusivos muitas vezes são divulgados por outdoors ou outras mídias em nossa cidade. Assim, se formos coniventes estaremos, ainda que indiretamente, colaborando para que a vida desses animais seja desrespeitada, e muitas vezes, ceifada.

Com efeito, as práticas de maus tratos a animais são crimes previstos no Art.32 da Lei de Crimes Ambientais (Lei 9605/1998), Art.3° § 29 do Decreto 24.645/1934 e Art.225, § 1°, VII da Constituição Federal.

Segundo a advogada e ambientalista Geuza Leitão: “estudos da UIPA e pareceres de médicos veterinários dão conta da violência e dor sofridas pelos animais numa vaquejada. Contudo, não são divulgados para o público os métodos cruéis utilizados para ocasionar a corrida dos bois, mas sabe-se de seu confinamento prévio por longo período, luvas com pequenos pregos para sustentara cauda do animal, a utilização de açoites, a introdução de pimenta e mostarda via anal, choques elétricos e outras práticas caracterizadoras de maus-tratos”. Afirma, ainda, que são perceptíveis os maus tratos que os animais sofrem nas vaquejadas e rodeios, como por exemplo: “as quedas provocam luxações internas nos bois e podem ocasionar até fraturas”.

A resistência ao fim dessas práticas deve, principalmente, conforme Geuza, ao grande volume de dinheiro envolvido nos eventos: “estima-se que os valores podem chegar a R$500 mil por evento”.

Portanto, observamos que a aceitação desse tipo de evento só demonstra que em nosso país os interesses econômicos prevalecem, enquanto o cumprimento da lei pelos poderosos vai ficando de lado.

Por fim, ressaltamos que a presente proposta objetiva proibir a realização e divulgação de vaquejada, tourada, rodeio e qualquer outro evento que exponha os animais a maus tratos, crueldade ou sacrifícios. Assim, buscar efetivar as normas protetivas do bem estar animal, bem como contribuir para o fortalecimento de uma cultura saudável voltada à promoção dos direitos e o respeito às diversas formas de vida, de modo que possamos viver em plena harmonia com a natureza.

Posted (Updated )