
Isso é mais do que toda a população do Brasil sendo excluída da oportunidade de estudar. Crianças de famílias em situação de pobreza têm ainda menos chances de ir para escola, e muitas delas simplesmente não têm condições de pagar as mensalidades.
Como podemos criar o mundo que queremos, superar a crise climática e alcançar justiça social quando 4 em 10 crianças no mundo não chegam nem a terminar o ensino médio?
É simplesmente impossível.
E é por isso que escrevemos a Vossas Excelências. Somos um grupo que inclui ganhadores do Prêmio Nobel da Paz, atuais e antigos Relatores Especiais da ONU, especialistas em direitos da criança, ONGs, ativistas pela educação e cidadãos e cidadãs de todo o mundo, todos com UMA GRANDE IDEIA:
Criar um novo tratado global que proteja o direito das crianças ao ensino gratuito – da educação infantil ao ensino médio.
Sabemos que pode funcionar. Após a Segunda Guerra Mundial, os governos foram obrigados a oferecer acesso gratuito ao ensino primário, e agora mais de 87% das crianças concluem o ensino fundamental. Hoje, precisamos promover uma transformação à altura e garantir o acesso à escola para TODAS as crianças.
Isso não ajudará apenas as crianças. Ajudará também a todos nós. Por exemplo, garantir o acesso de meninas à educação é uma das soluções mais eficazes para combater as mudanças climáticas.
Vamos aproveitar essa chance. Ampliem o direito à educação gratuita já!
Com esperança e determinação, "
Compartilhe nas redes