Assine a carta para Bolsonaro
Ao excelentíssimo presidente Jair Bolsonaro:
Ponha a mão na consciência! Retire seu apoio aos protestos do 15 de março e proteja a democracia.
Preencha seu e-mail:

______________________________________________
Caro presidente Jair Bolsonaro,
Como eu, milhões de pessoas votaram nas eleições de 2018 para escolher um candidato à presidência. E tendo votado ou não no senhor, respeito a decisão dos milhões de brasileiros, muitos dos quais pessoas que conheço e amo, que o escolheram para este cargo tão honroso.
Nesse momento, a própria democracia que o levou ao poder está ameaçada. Um protesto chamado para o 15 de março, o qual o senhor apoiou, claramente é uma afronta à nossa democracia, ao pedir a dissolução do Congresso Nacional e do STF.
Gostaria de lembrá-lo, presidente Bolsonaro, que o sr. foi deputado por 28 anos. Em todos esses anos, compatriotas que acreditam no senhor lhe confiaram seu voto. E isso só aconteceu por causa da democracia.
Lembro-lhe ainda que seus filhos também foram eleitos pelo voto popular e milhões de brasileiros que amam a democracia escolheram seus representantes para, juntos, buscarmos um caminho para melhorar o Brasil.
Não lhe tiro toda a razão, quando o senhor diz que há forças que podem atrapalhar seu governo. Mas esse é o papel dos outros poderes. Garantir o equilíbrio. Um controla o outro. As disputas políticas são reais, mas elas nunca devem ameaçar a democracia. De fato, Executivo, Judiciário e Legislativo são iguais em nossos sistema republicano. Nenhum é pior que o outro, assim como nenhum brasileiro é melhor que o outro.
Por isso, senhor Presidente, em nome de 13 milhões de membros da Avaaz no Brasil, muitos dos quais votaram no senhor e assinaram juntamente comigo esta carta, peço que reconsidere seu apoio a esse protesto. Ponha a mão na consciência e use o seu cargo para o bem, protegendo nossa democracia de pensamentos e ações autoritárias.
Nós discordamos de muita coisa, não há dúvida disso. Mas em uma coisa podemos concordar: a democracia é a solução para a vida pública. A ditadura deve ficar apenas na história e na memória, pois a política é o espaço legítimo de se lutar pelos valores e ideias que nos movem. Ultrapassar a fronteira do autoritarismo é um caminho custoso, com sangue e vidas, e o qual nosso país não pode mais trilhar.
Respeitosamente,
Diego e a equipe da Avaaz
Compartilhe nas redes