By continuing you accept Avaaz's Privacy Policy which explains how your data can be used and how it is secured.
Got it
This petition is closed
MANIFESTO PELO ARTISTA NACIONAL

This petition is closed
50 Supporters

Maria A.
started this petition to
Sr. Prefeito do Município de São Paulo, Fernando Haddad, Sr. Secretário de Cultura do Município de São Paulo, Juca Ferreira
Os abaixo assinados, cantores líricos, diretores cênicos, iluminadores, maestros, artistas e amantes da ópera vêm por meio deste documento demonstrar sua profunda insatisfação e descontentamento com a forma como a classe artística vem sendo tratada e com a situação a que vem sendo relegada nas últimas décadas e, em especial, desde a assunção da atual gestão do Theatro Municipal de São Paulo.

O nosso Theatro Municipal, bem público, gerido por uma entidade pública e fundeado com recursos públicos do município tem, além da função de promover espetáculos à população, a missão inescapável de fomentar e promover a atividade de ópera no país, valorizando o artista nacional sobre o estrangeiro.

Não é possível e não podemos aceitar pacificamente que um maestro contrate a seu bel prazer um grande número de artistas estrangeiros representados por uma agência internacional, sendo que esta mesma o representa na Itália. Há um claro conflito de interesses entre a coisa pública e os interesses privados.

Também é inaceitável ter havido uma suposta grande audição sem uma banca notoriamente idônea e diversificada, e sem que os papéis estejam realmente disponíveis. Praticamente todos os papéis foram distribuídos antes mesmo de as audições serem anunciadas! Uma verdadeira FRAUDE.

A atual temporada lírica tem praticamente o dobro de artistas estrangeiros em papéis principais e sempre com número de apresentações superior aos elencos compostos por brasileiros. Há inclusive casos absurdos de pequenos papéis para os quais foram contratados estrangeiros, sendo que inúmeros cantores brasileiros poderiam se incumbir dos mesmos.

Os fatos ocorridos recentemente praticamente se qualificam como crime de lesa pátria. É inaceitável que um teatro publico não tenha regras claras para a contratação de profissionais estrangeiros em detrimento dos nacionais. É fato notório que os artistas nacionais ganham valores muitos menores do que os recebidos por estrangeiros, mesmo que sejam do nosso primeiro time, e os de fora, artistas inferiores.
Nao somos contra a vinda de estrangeiros, sempre uma experiência de intercâmbio artístico válida, porém somos radicalmente contra a falta de critérios.

Na atual conjuntura da cena lírica brasileira, está patente pela opinião da crítica e do público que nossos artistas têm excelente nível, havendo casos em que o elenco nacional teve desempenho muito superior ao internacional, como no Rigoletto de 2011, apenas para citar um exemplo. Passamos há muito tempo da época em que tínhamos que importar talentos.

O governo atual, sendo de um partido popular e nacionalista não pode em sã consciência preterir o artista brasileiro. As ideias aqui expressas não são necessariamente contra pessoas, mas sim contra um sistema que não promove, não incentiva e nem prestigia o artista brasileiro.

Haveria alguém na atual gestão do PT capaz de se opor à manutenção e geração de postos de trabalho para os brasileiros? Não é do interesse da nação e do município incentivar seu artista, como fazem os países de primeiro mundo? Em um momento de crise como esta pela qual o mundo está passando, o Theatro Municipal e a Prefeitura se opõem à proteção e incentivo ao artista brasileiro e resolve promover os estrangeiros com dinheiro público?

Posted (Updated )