By continuing you accept Avaaz's Privacy Policy which explains how your data can be used and how it is secured.
Got it
CONTROLE ÉTICO DOS CÃES E GATOS DE RUA - ARAXÁ/MG

1 have signed. Let's get to
50 Supporters

Complete your signature

By continuing you agree to receive Avaaz emails. Our Privacy Policy will protect your data and explains how it can be used. You can unsubscribe at any time. If you are under 13 years of age in the USA or under 16 in the rest of the world, please get consent from a parent or guardian before proceeding.
This petition has been created by Sandra A. and may not represent the views of the Avaaz community.
Sandra A.
started this petition to
Prefeito, Vereadores e Promotor do Meio Ambiente - Araxá/MG (Brasil)
CONTROLE ÉTICO DOS CÃES E GATOS DE RUA DE ARAXÁ/MG

POLÍTICA PÚBLICA DE PREVENÇÃO – animas soltos nas ruas de Araxá/MG

Conforme nossa Constituição Federal/88 , em seu artigo 255 : “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá- lo para as presentes e futuras gerações.
§ 1º Para assegurar a efetividade desse direito, incumbe ao Poder Público: (...)
VII - proteger a fauna e a flora, vedadas, na forma da lei, as práticas que coloquem em risco sua função ecológica, provoquem a extinção de espécies ou submetam os animais a crueldade; ( . ..)”.
A Declaração Universal dos Direitos dos Animais, proclamada pela UNESCO em sessão realizada em Bruxelas, em 27 de janeiro de 1978, traz em seu preâmbulo e artigos destacados: “Considerando que todo o animal possui direitos; Considerando que o desconhecimento e o desprezo desses direitos têm levado e continuam a levar o homem a cometer crimes contra os animais e contra a natureza; Considerando que o reconhecimento pela espécie humana do direito à existência das outras espécies animais constitui o fundamento da coexistência das outras espécies no mundo; Considerando que os genocídios são perpetrados pelo homem e há o perigo de continuar a perpetrar outros; Considerando que o respeito dos homens pelos animais está ligado ao respeito dos homens pelo seu semelhante; Considerando que a educação deve ensinar desde a infância a observar, a compreender, a respeitar e a amar os animais, Artigo 1º - Todos os animais nascem iguais perante a vida e têm os mesmos direitos à existência.
Artigo 2º - 1.Todo o animal tem o direito a ser respeitado. (...) 3.Todo o animal tem o direito à atenção, aos cuidados e à proteção do homem.
Artigo 3º - 1.Nenhum animal será submetido nem a maus tratos nem a atos cruéis.
Artigo 6º - 1.Todo o animal que o homem escolheu para seu companheiro tem direito a uma duração de vida conforme a sua longevidade natural.
2.O abandono de um animal é um ato cruel e degradante.
Artigo 13º - 1.O animal morto deve de ser tratado com respeito.
Artigo 14º - (...) 2. Os direitos do animal devem ser defendidos pela lei como os direitos do homem.

Você deixaria seu melhor amigo jogado na rua, passando fome, sede e sem abrigo e ainda sendo maltratado pelos outros? Pois é... Todo mundo diz que o cão é o melhor amigo do homem (e da mulher). E muitos deles se encontram num estado de total abandono em nossa cidade de Araxá/MG.
O homem - um animal, dentre todos os demais, participando da mesma seleção natural – diante do cão que lhe abana o rabo e pede não mais que o reconhecimento de sua própria vida e o respeito a ela, que lhe nega ou dificulta esse direito, até que ponto pode ser considerado a mais evoluída das espécies?
Uma questão de falta de respeito aos direitos dos animais e de saúde pública. Problemas gerados (de saúde pública e outros) - as doenças comuns transmitidas pelas fezes e urina do cão são:
  • as verminoses e as micoses transmitidas pelo contato direto da pele com o animal contaminado;
  • a Leptospirose, transmitida pelo contato com a urina ou pelas enchentes;
  • a Doença de Lyme, transmitida pela mordida do carrapato, presente em animais domésticos;
  • a Ancilostomose, tipo de verminose presente nas fezes de cães e gatos;
  • a Leishmaniose, quando o cão é picado por um mosquito que o infecta;
  • a sarna, quando a imunidade do homem está em baixa;
  • a Toxoplasmose transmitida pelo contato direto com fezes de gatos infectados e;
  • a raiva, letal, transmitida por mordida do animal.
São necessárias políticas de proteção, incluindo o intervencionismo com relação à natalidade e à mortalidade dos animais. Apresenta-se, na petição elaborada pelo Instituto Consciência & Ação , soluções práticas para a defesa dos direitos dos animais, mais especificamente dos cães e gatos, possível por meio de ações práticas, visando à proteção ambiental, saúde pública e a um ambiente ecologicamente equilibrado, direitos humanos garantidos em nossa Constituição de 1988.
Os cães e gatos, assim como todos os animais sob a face terrestre, estão inclusos no Meio Ambiente, tal como o homem, merecendo respeito à vida, à dignidade que possuem. Palavras de Mahatma Gandhi - “a grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados”[1].

A humanidade só será grande e efetivamente evoluída quando compreender que os animais devem ter seus direitos reconhecidos, que o meio ambiente deve ser preservado e protegido; e que os cães e gatos merecem ser responsavelmente e integralmente cuidados, conferindo a todos eles a dignidade devida.

Frases de Albert Schweitzer[2] (1875-1965), Nobel da Paz 1953:
"Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante."
"Um homem é verdadeiramente ético apenas quando obedece a sua compulsão para ajudar toda a vida que ele é capaz de assistir, e evita ferir toda a coisa que vive."

Se você quer mudar essa situação, assine e divulgue essa petição.

[1] http://www.pea.org.br/curiosidades/curiosidades_frases.htm
[2] Idem.