By continuing you accept Avaaz's Privacy Policy which explains how your data can be used and how it is secured.
Got it
Criação do Núcleo de Atendimento Especializado em Jequié

1 have signed. Let's get to
50 Supporters

Complete your signature

By continuing you agree to receive Avaaz emails. Our Privacy Policy will protect your data and explains how it can be used. You can unsubscribe at any time. If you are under 13 years of age in the USA or under 16 in the rest of the world, please get consent from a parent or guardian before proceeding.
This petition has been created by Ronny B. and may not represent the views of the Avaaz community.
Ronny B.
started this petition to
Câmara de vereadores e prefeito de Jequié
A Associação das Donas de Casa da Bahia – ADCB, inscrita no CNPJ: 06.237.987/0001-49, entidade civil organizada do estado da Bahia, com sede na Avenida Otávio Mangabeira, 1076 - Mandacaru, através do projeto: UMA ROSA POR UMA, UMA ROSA POR TODAS, vem requerer através dessa petição online a criação do: Núcleo de Atendimento Especializado para Pacientes Com Doenças que Ameaçam a Continuidade da Vida, em especial os pacientes Oncológicos e os pacientes em Tratamento Paliativo.
Com o objetivo de sensibilizar o poder público municipal sobre as necessidades desses grupos supracitados, requeremos a formalização desse Núcleo dentro das dependências da Secretaria Municipal de Saúde do município de Jequié.
Este núcleo será importante para dar uma atenção diferenciada para aqueles pacientes que precisam de um cuidado maior devido o enfretamento das suas doenças que os tornam mais suscetíveis a vírus e infecções.
Em relação ao tratamento dos pacientes oncológicos destacamos que ele deve ser integral e não somente da oncologia e das especialidades de cada tipo de câncer. Esses grupos de pacientes precisam de atendimentos em sua integralidade, não podem ficar na fila comum para marcação de consultas e exames, mesmo que os procedimentos solicitados não sejam da mesma patologia em tratamento.

A criação deste núcleo será de suma importância para os pacientes e seus familiares de Jequié que encontrarão no município um lugar em que suas condições especiais serão tratadas com maior segurança, prioridade, acessibilidade e respeito, acrescidos de uma assistência psicossocial que contemple acessibilidade a retirada dos medicamentos em outros centros de saúde. No que se refere a essa questão, os pacientes em Tratamento Fora do Domicilio (TFD) precisam viajar para buscar as suas medicações e algumas vezes também para marcar consultas, por falta de facilidade de comunicação nos diversos estabelecimentos de saúde que se tratam.
Destacamos que pacientes que se encontram em tratamentos supracitados já sofrem o revés desses tratamentos invasivos, enfrentam longas distâncias para realizar o tratamento e precisam de acolhimento e conforto para prosseguir em suas jornadas em busca de qualidade de vida.
Estamos falando de integralidade na assistência a esse público, portanto também sugerimos que esse núcleo contemple uma equipe multiprofissional para tratamentos complementares e que são essenciais para a qualidade de vida dos pacientes.
Cientes do compromisso assumido pelo Projeto e pela entidade gestora do Projeto em dar voz aos pacientes oncológicos, acrescidos dos pacientes com comorbidades crônicas, estamos solicitando a criação desse importante serviço.
Posted (Updated )