By continuing you accept Avaaz's Privacy Policy which explains how your data can be used and how it is secured.
Got it
Apoie a candidatura da Chapada do Araripe à Patrimônio da Humanidade

1 have signed. Let's get to
50 Supporters

Complete your signature

By continuing you agree to receive Avaaz emails. Our Privacy Policy will protect your data and explains how it can be used. You can unsubscribe at any time. If you are under 13 years of age in the USA or under 16 in the rest of the world, please get consent from a parent or guardian before proceeding.
This petition has been created by Patrício M. and may not represent the views of the Avaaz community.
Patrício M.
started this petition to
Governo Brasileiro - IPHAN - UNESCO
A Chapada do Araripe apresenta-se como um contexto cultural, patrimonial e ambiental, refletido em evidências históricas de natureza oral e material e preservadas em vivências de memória que têm atual experiênciação em múltiplas manifestações coletivas de natureza cultural, revelando condições culturais e naturais únicas, capazes de sustentar uma proposta para inscrição como bem na Lista do Patrimônio Mundial.

As qualidades notáveis deste património cultural e natural multiplicam-se em
conteúdos com atributos diversos, mas coesos, com singular potencial Valor
Universal Excepcional (VUE). O Cariri pode ser percebido a partir de suas histórias e vivências identitárias, que reuniu índios, brancos e negros, apreendido através das pinturas rupestres, aos mitos e lendas.

Nesse contexto, contemporaneamente, surge um novo encontro entre os cariris
pernambucano, cearense, piauiense e paraibano, trazendo novas possibilidades para construção de redes colaborativas. Conhecido também como “caldeirão efervescente da cultura”, o Cariri (paraibano, pernambucano, cearense e piauiense) se destaca na paisagem simbólica brasileira enquanto espaço composto por uma imensa pluralidade de práticas socioculturais, religiosas, saberes, fazeres, celebrações e formas de expressões oriundas dos estados nordestinos, que convergem para potencializar a diversidade das constantes identidades que surgem da miscigenação de povos vindos dos quatro cantos do país. A cultura popular e tradicional são elementos centrais para a unificação dos cariris, como elemento síntese, a partir da constituição da ideia de que a região é um “celeiro de manifestações culturais”.

A decisão de candidatar a Chapada do Araripe a Patrimônio Mundial ganhou
legitimidade no Seminário Internacional Chapada do Araripe como Patrimônio da Humanidade realizado em Juazeiro do Norte, Crato e Nova Olinda, entre 6 e 9 de agosto de 2019 (https://www.araripepatrimonio.com.br/), onde participaram gestores públicos, artistas, mestres, acadêmicos, pesquisadores, representantes de Instituições do Estado Federal, do Estado do Ceará, de associações, entidades locais e municipais, de setores da comunidade civil, cidadãos empenhados, singulares ou organizados, que em conjunto manifestaram o empenho em construir esta candidatura.

A ideia visa a promoção da valorização cultural e natural da Chapada do
Araripe no Ceará, com ênfase nas narrativas históricas, políticas, artísticas e
culturais e já reúne três níveis de Governo, Organismos Internacionais,
Universidades, Instituições Não Governamentais, Instituições Técnicas
Científica e pesquisadores das Unidades Federadas com objetivo de elaborar um inventário como instrumento de documentação e preservação do objeto em questão, seu estado de conservação, sua produção, sua delimitação geográfica, seu bioma para influir diretamente na candidatura à UNESCO.

A pesquisa para produção do inventário conta com participação de Instituições
Técnicas Científicas e Universidades como: Fundação Cearense de Apoio a
Pesquisa – FUNCAP, Universidade Regional do Cariri – URCA, Universidade Federal do Cariri – UFCA, Geopark Araripe Mundial da Unesco, Centro de Estudos em Arqueologia Artes e Ciências do Patrimônio da Universidade de Coimbra e também contará com a participação de Instituições Não - Governamentais como: Instituto de Arqueologia do Cariri Dra. Rosiane Limaverde, Fundação Casa Grande - Memorial do Homem Kariri, e Sistema Fecomércio CE/ SESC/SENAC.

Diante deste desafio, com vistas ao reconhecimento do território como Patrimônio da Humanidade, chamamos todas as pessoas a assinar a petição e unirmos esforços coletivos em busca representa a criação de processos efetivos para o reconhecimento nacional e internacional do patrimônio cultural e natural da região do Cariri.

Veja o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=vqUGzx1XLhQ
Posted (Updated )