By continuing you accept Avaaz's Privacy Policy which explains how your data can be used and how it is secured.
Got it
Tornar sem efeito a exoneração da servidora VANUSA ALVES DE OLIVEIRA da GSAP3 Guara

1 have signed. Let's get to
50 Supporters

Complete your signature

By continuing you agree to receive Avaaz emails. Our Privacy Policy will protect your data and explains how it can be used. You can unsubscribe at any time. If you are under 13 years of age in the USA or under 16 in the rest of the world, please get consent from a parent or guardian before proceeding.
This petition has been created by GSAP3 G. and may not represent the views of the Avaaz community.
GSAP3 G.
started this petition to
SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO DF
Tendo em vista a exoneração da senhora VANUSA ALVES DE OLIVEIRA , Enfermeira, matrícula 1740210, do cargo público em comissão, de Gerente, da Gerência de Serviços de Atenção Primária Nº 3 do Guará (GSAP3-GUA), da Diretoria Regional de Atenção Primária à Saúde, da Superintendência da Região de Saúde Centro-Sul, da SES-DF, publicada no DODF nº 93-A, edição extra de 17/11/2021 (página 09), nós, usuários, servidores, estudantes e trabalhadores da GSAP 3 do Guará, viemos por meio desse ABAIXO ASSINADO, solicitar que tornem sem efeito a exoneração da servidora VANUSA ALVES DE OLIVEIRA, para o cargo de gerente desta GSAP para o qual foi nomeada em 20/01/2020.
Salientamos que Vanusa Alves de Oliveira tem se destacado à frente do cargo, atuando com liderança, dedicação, competência, respeito, eficácia e efetividade.
Ao longo de 2020 e 2021, tivemos diversos enfrentamentos na saúde, dentre eles a pandemia pelo COVID 19, mas a gestão conseguiu manter a organização da unidade, garantindo a continuidade dos serviços implementando ainda novas frentes de trabalho para conter o avanço dos casos de COVID com pleno acesso aos sintomáticos respiratórios e ampla cobertura de vacinação, conforme orientações e protocolos vigentes. 3 Guará. Geriu com dedicação e zelo toda a UBS 3 e 5. Além de ser uma gerente acessível, pró ativa, que luta pelo servidores e população que atendemos. Buscando continuamente apoios e meios para melhorar nossa assistência.
A servidora inclusive, recentemente, recebeu o Certificado de Elogio e Reconhecimento da Ouvidoria que expõe: “A Secretaria de Saúde do Distrito Federal, por meio desta singela homenagem, reconhece que o seu trabalho faz toda a diferença para a melhoria dos serviços prestados aos usuários do Sistema Único de Saúde.”
Tendo como exemplos do seu trabalho de excelência em conjunto com a supervisão de serviços da GSAP e a equipe de servidores que nela atuam sob sua liderança:
• menor índice de absenteísmo dos servidores da GSAP, com aumento da satisfação dos trabalhadores;
• ampliação da cobertura das condicionalidades em saúde do Programa Bolsa Família;
• maior acesso aos usuários, inclusive ainda sem cobertura pela Estratégia Saúde da Família, para atendimento nas equipes disponíveis;
• aumento da cobertura pela Estratégia Saúde da Família no território de abrangência da GSAP pelo amplo cadastramento de usuários nas equipes/eSUS;
• melhoria na qualidade e ampliação do número de notificações de agravos/doenças dentro do prazo e seu acompanhamento;
• aumento do total do número de atendimentos na GSAP;
• criação de campos de estágio e residência nas UBS 3 e 5, para medicina, enfermagem, técnico de enfermagem, nutrição, assistência social e fisioterapia;
• alcance de metas de qualidade na atenção primária à saúde propostas pela SESDF através do Acordo de Gestão Local e do Qualis APS;
• redução drástica das inconsistências nos cadastros no eSUS.
A UBS nº 03 do Guará, sob a gestão da Vanusa, foi escolhida como Unidade Laboratório na Região de Saúde Centro-Sul, para atuar no processo de planificação dos serviços de saúde, por diversos fatores avaliados como positivos pela gestão regional e central da APS o que impactaria na organização da linha de cuidado para Hipertensão e Diabetes, maior resolutividade e menor morbimortalidade para condições crônicas tão relevantes. A grente, juntamente com os servidores da UBS, já está amplamente mobilizada para reorganização do serviço nos moldes do PlanificaSUS sob orientação do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e do Hospital Israelita Albert Einstein.
Antes do cargo de gerente da GSAP nº 03 ser ocupado pela servidora Vanusa, tivemos vários gestores no prazo de um ano à frente da gerência sem alcançar os mesmos resultados e a mesma adesão dos servidores aos processos de trabalho, o que impacta significativamente nos resultados alcançados.
Considerando o Regimento Interno da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal, aprovado pelo DECRETO Nº 39.546, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2018, que determina:
Art. 334. Às Gerências de Serviços de Atenção Primária à Saúde - GSAPS, unidades orgânicas de execução, diretamente subordinadas às Diretorias Regionais de Atenção Primária à Saúde, compete:
I - planejar, executar, monitorar e avaliar as ações da Atenção Primária à Saúde no território sob sua responsabilidade, em consonância com os princípios do SUS, das diretrizes da Política Nacional de Atenção Básica e da Secretaria;
II - gerenciar os processos de trabalho das unidades, em sua área de abrangência;
III - promover a intersetorialidade em seu território, a partir da articulação dos serviços com os equipamentos sociais disponíveis;
IV - coordenar o processo de territorialização em saúde, diagnóstico situacional, planejamento e programação das ações das equipes;
V - analisar e verificar a consistência dos dados produzidos pelas equipes sob sua gestão e utilizá-los em planejamento e divulgação de informação da situação de saúde do território;
VI - identificar e solicitar às instâncias competentes da Região de Saúde as informações das necessidades de infraestrutura e instalações, materiais, equipamentos, sistemas de informação, logística, transporte e recursos humanos;
VII - controlar os bens patrimoniais móveis e imóveis, materiais de expediente, informática, manutenção, enxovais, lavanderia, descartáveis, medicamentos, produtos para a saúde, e outros materiais de consumo de uso geral;
VIII - coordenar, regular e monitorar as atividades de estágios curriculares e extracurriculares, de nível técnico e de graduação, e de treinamento em serviço;
IX - promover dispositivos de cogestão;
X - identificar as necessidades de formação e qualificação dos servidores e promover ações de educação em saúde, em conjunto com os setores responsáveis na Secretaria e/ou outras instituições;
XI - informar a oferta dos serviços disponíveis para os sistemas de regulação;
XII - gerenciar as remoções e transferências de pacientes às unidades e hospitais de referência, nos casos que não tenham resolutividade na unidade, conforme legislação vigente; e
XIII - executar outras atividades que lhe forem atribuídas na sua área de atuação.

A partir disso, constatamos que a profissional exerce todas as suas atribuições com excelência.
Diante da publicação de exoneração da servidora VANUSA ALVES DE OLIVEIRA e por todo o exposto no presente documento, reforçamos a reivindicação da reversão do ato administrativo para manutenção do bom trabalho em andamento.

Posted (Updated )