By continuing you accept Avaaz's Privacy Policy which explains how your data can be used and how it is secured.
Got it
Expansão da Estação Ecológica de Fechos

1 have signed. Let's get to
50 Supporters

Complete your signature

By continuing you agree to receive Avaaz emails. Our Privacy Policy will protect your data and explains how it can be used. You can unsubscribe at any time. If you are under 13 years of age in the USA or under 16 in the rest of the world, please get consent from a parent or guardian before proceeding.
This petition has been created by Primatas D. and may not represent the views of the Avaaz community.
Primatas D.
started this petition to
Deputados Estaduais de MG com a aprovação do Projeto de Lei 3.512/2012
A Estação Ecológica de Fechos está situada no Município de Nova Lima, na encosta nordeste da Serra da Moeda, porção sul da Cadeia do Espinhaço. Criada em julho de 1994, através do Decreto 36.073, ocupa uma área de 602ha. As cabeceiras do córrego Fechos encontram-se em meio à vegetação florestal e possui suas recargas aquíferas nos campo ferruginoso e cerrados das altitudes mais elevadas da região, as quais encontram-se fora dos limites da Unidade de Conservação (UC).

Fechos abriga espécies raras e em risco de extinção, como o primata sauá, o lobo-guará, o surucuá, o porco-cateto, o macuco e o inhambu, sendo o entorno utilizado por esses animais e ainda por outras espécies relevantes, próprias dos ambientes campestres, como a perereca Phyllomedusa ayeaye e o cactos Arthrocereus glaziouii.

Gerenciada pela COPASA e pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), Fechos abriga águas classificadas como de Classe Especial pelo IGAM (Instituto Mineiro de Preservação das Águas), as quais abastecem moradores de Nova Lima e cerca de 300 mil moradores da região Sul de Belo Horizonte.

Nos últimos anos, a crescente especulação imobiliária, o lançamento de esgotos e atividades minerárias tem exercido forte pressão sobre esta UC. Atualmente, a pretendida expansão de minas de ferro pelo Complexo Vargem Grande, da empresa Vale, representa a principal ameaça à preservação de Fechos.

Apesar de cercada por áreas urbanas e mineração ao Norte e Oeste, todo o entorno leste/sudeste da Estação Ecológica dos Fechos possui elevada relevância ambiental, pois além da importância na produção de água, funciona como corredor ecológico permitindo o deslocamento da fauna e promovendo a conectividade entre importantes remanescentes de Mata Atlântica e de Cerrado na região, incluindo o Parque Estadual do Rola Moça, o Parque Estadual do Itacolomi, e a Floresta Estadual do Uaimií, além de diversas RPPN’s, todos inseridos na Área de Proteção Ambiental - APA Sul da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Reivindicamos assim a preservação do entorno leste/sudeste desta UC através da aprovação do Projeto de Lei que propõe a expansão da Estação Ecológica de Fechos para garantir a preservação de ambientes de alta relevância e que contribuem para a produção de águas de excelente qualidade. Para conseguirmos que os deputados estaduais de Minas Gerais aprovem o Projeto de Lei 3.512/2012 é fundamental que haja pressão popular reivindicando a preservação da Estação Ecológica. Por isso, acreditamos que ao inserir nosso pleito na rede de comunicação da AVAAZ, divulgando a petição em prol de Fechos, daremos maior visibilidade à nossa causa, aumentando as chances de termos o PL aprovado no plenário da Assembleia Legislativa.

PRIMO- Primatas da Montanha

Fundada em 2010, em Nova Lima/MG, na região da microbacia dos córregos Tamanduá e Fechos, a PRIMO – Primatas da Montanha- trabalha pela preservação da diversidade e da qualidade da vida através de uma rede integrada de ações, sustentada por cinco linhas de frente: cuidar da água, da Estação Ecológica de Fechos, da biodiversidade, dos solos e o saber cuidar.

A PRIMO aposta na ecotecnologia integrativa que inclui três dimensões – ambiental, social e subjetiva - para preservar e cultivar a sociobiodiversidade e também a diversidade subjetiva humana. Buscar e propagar, pesquisar e divulgar a variedade de formas de viver que são menos hostis e mais respeitosas com o ambiente e consigo próprias, são nossos objetivos centrais.

A PRIMO tem por princípios que a preservação de toda forma de vida é também a preservação da qualidade da vida humana; que a diversidade da vida é nosso maior patrimônio, a riqueza maior de nosso planeta, nossa maior rede de sustentação e segurança; que todos nós estamos interligados em um mesmo inseparável processo evolutivo.

Posted (Updated )