By continuing you accept Avaaz's Privacy Policy which explains how your data can be used and how it is secured.
Got it
Governo do Estado do Rio de Janeiro: Saneamento já para que as praias cariocas, picos de excelência do surfe.

1 have signed. Let's get to
50 Supporters

Complete your signature

By continuing you agree to receive Avaaz emails. Our Privacy Policy will protect your data and explains how it can be used. You can unsubscribe at any time. If you are under 13 years of age in the USA or under 16 in the rest of the world, please get consent from a parent or guardian before proceeding.
This petition has been created by Instituto-e Á. and may not represent the views of the Avaaz community.
Instituto-e Á.
started this petition to
Governo do Estado do Rio de Janeiro
As praias e o mar fazem parte da vida do Rio de Janeiro, são patrimônios da cidade e do país. Além da exuberante beleza cênica, oferecem inúmeras oportunidades para uma diversidade de usos e são fonte de riquezas e bem-estar da população.

Entretanto, estas oportunidades estão sendo seriamente comprometidas e desperdiçadas devido ao contínuo descaso com o saneamento e com a poluição dos rios e das praias.

Com a proximidade das Olimpíadas, o grave problema da poluição na Baía de Guanabara compromete a imagem do Rio de Janeiro e do país no cenário internacional. Grande parte das residências dos municípios no entorno da Baía ainda não contam com serviços de coleta e tratamento de esgoto, e o déficit para se chegar à universalização do saneamento nessa região é um enorme desafio a ser vencido.

Enquanto isso, os despejos de esgoto continuam a afetar a saúde e a causar prejuízos econômicos, sociais e ambientais, que interferem na boa realização dos eventos esportivos, deixam pessoas doentes e podem até levar à morte.

Lamentamos ainda que, neste exato momento, mais uma vez, foi preciso realizar mudanças na etapa brasileira do campeonato mundial de surfe devido a problemas com poluição, por falta de saneamento. Devido às péssimas condições de balneabilidade da praia de São Conrado, que desde o começo de 2015 não apresentou sequer uma semana com qualidade da água aceitável, a organização foi levada a desistir novamente de realizar o campeonato no local.

O evento foi transferido para a Barra da Tijuca, que receberá todas as baterias do campeonato. Porém, apesar de contar com estação de tratamento e emissário submarino, a Barra da Tijuca ainda apresenta sérios problemas de poluição nos seus cursos d’água, lagoas e na saída do quebra-mar.

A população clama por saneamento já! Rios, praias e o mar carioca não podem continuar sendo poluídos diariamente por toneladas de dejetos não tratados e pelo lixo descartado de forma irregular.

Soluções existem, e cada praia e seus rios apresentam uma particularidade, com necessidades específicas. É imperativo, portanto, que o saneamento seja assumido como prioridade na agenda governamental, por meio de um plano de saneamento compreensivo, adequado à realidade de cada praia e executado com total transparência, diálogo e participação da sociedade civil.

Água Limpa é a Onda! Com esse grito de protesto e convocação que une diversas instituições, movimentos e cidadãos, queremos que as promessas e planos para recuperação da qualidade da água dos rios e das praias cariocas sejam cumpridos.

Todos os que assinam este manifesto se unem para exigir do poder público o comprometimento na execução transparente e eficiente das medidas necessárias para que o ano de 2016 seja melhor, e que possamos nos orgulhar de receber eventos esportivos internacionais em nossas praias, com boas ondas e qualidade da água melhor ainda.

Vamos perseguir essa Onda: Saneamento Já!

Posted (Updated )