By continuing you accept Avaaz's Privacy Policy which explains how your data can be used and how it is secured.
Got it
We use cookies to analyse how visitors use this website and to help us provide you the best possible experience. View our Cookie Policy.
OK
III Manifesto pela Educação - "Mudar a Escola, Melhorar a Educação: Transformar um País"

III Manifesto pela Educação - "Mudar a Escola, Melhorar a Educação: Transformar um País"

4,163 have signed. Let's get to  1,000,000
4,163 Supporters

Close

Complete your signature

,
By continuing you agree to receive Avaaz emails. Our Privacy Policy will protect your data and explains how it can be used. You can unsubscribe at any time.
This petition has been created by ElyPaschoalick P. and may not represent the views of the Avaaz community.
ElyPaschoalick P.
started this petition to
Venha fazer a História da Educação em um Brasil democrático. Assine a petição pública e envie uma cópia para o prefeito e demais autoridades de sua cidade.,
O Brasil já teve dois manifestos da educação, ambos sufocados por ditaduras: o primeiro, de 1932, pela ditadura Vargas; o segundo, de 1959, pela ditadura militar. Vamos trabalhar para que este terceiro floresça na democracia.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN nº 9394/96) diz que “a educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.

Dezessete anos decorridos desta legislação, temos trinta milhões de brasileiros analfabetos e uma evasão escolar que já ultrapassa os três milhões de jovens por ano. 47% de nossos universitários abandonam os bancos escolares.

O desperdício de recursos atesta a ineficácia do sistema e perpetua a desigualdade e a exclusão.

Interpelamos o poder público, as universidades, as escolas, professores, estudantes, pais e a sociedade porque urge romper definitivamente com o fatalismo da reprodução do insucesso e realizar transformações fundamentadas e responsáveis em todo o sistema educacional.

Cremos que as comunidades escolares podem se transformar em espaços de humanização. O Brasil dispõe de produção científica, de educadores e de práticas que provam a possibilidade de uma escola que a todos acolha e dê, a cada um, condições de realização pessoal e social.

Disponibilizamo-nos para contribuir na construção de um sistema educacional que, efetivamente, cumpra a LDBEN e apresentamos o documento “Mudar a Escola, Melhorar a Educação: Transformar um País”, por considerarmos que o mesmo poderá constituir-se num instrumento de debate e em efetiva mudança.

Assine agora!

Leia mais sobre o Manifesto: http://manifestopelaeducacao.blogspot.com.br/

https://www.facebook.com/manifestopelaeducacao

[email protected]