Clique em Configurações de Cookies para usar este recurso.
Em seguida, clique em 'Permitir Todos' ou ative apenas os 'Cookies Publicitários'
Ao continuar você está aceitando a Política de Privacidade da Avaaz, que explica como seus dados podem ser usados e como serão protegidos.
Entendi

Vamos inundar a pesquisa da UE sobre o comércio de marfim!


Essa pesquisa é para o público em geral, mas do jeito que foi desenhada não é nada amigável e super técnica. Por isso, a Avaaz fez um guia para permitir que todos consigam preenchê-la mesmo não sendo especialistas no assunto.

O processo demora uns 10 minutos. Pode parecer muito, mas se todos nós fizermos este esforço, poderemos realmente ajudar a salvar os elefantes. Vale a pena :)

Para começar: 1. Deixe esta página aberta para seguir o guia de preenchimento. 2. Abra pesquisa em um outra janela clicando no botão abaixo. 3. Ali, selecione a língua clicando 'Português' no menu no topo da página à direita. Isso vai facilitar muito o processo!

CLIQUE AQUI PARA ABRIR A PESQUISA

Agora, siga o passo-a-passo abaixo, ele tem detalhes de como preencher a pesquisa.

Passo-a-passo para preenchimento da pesquisa

Passo 1: Acordo sobre dados pessoais

A Avaaz recomenda que você permita a divulgação de suas respostas e que a Comissão Europeia possa lhe contatar, mas essa decisão é totalmente pessoal.

Passo 2: Seção A — Informações sobre entrevistado

1. Selecione 'Particular'
2. Forneça seu nome
3. Forneça seu email
4. Forneça seu país
5. Deixe em branco
6. Selecione 'Particular'
7. Selecione 'Não aplicável'
8. Selecione 'Não aplicável'

Passo 3: Seção B — INFORMAÇÕES SOBRE A SUA PARTICIPAÇÃO NO COMÉRCIO DE MARFIM

Selecione Não

Passo 4: Seção C — INFORMAÇÕES SOBRE O COMÉRCIO ILEGAL DE MARFIM NA UE

Questões 1 a 5) Deixe em branco

Questão 6) "Quais são, na sua opinião, os principais problemas, caso existam, no que respeita ao comércio ilegal de marfim na UE ou a partir desta? Faculte quaisquer provas relevantes que possam fundamentar a sua opinião."

Cole a seguinte resposta:

Estou profundamente preocupado que o comércio legal de marfim na Europa estimule a demanda de marfim e sirva como fachada para o comércio ilegal, o qual causa esse abate absurdo de elefantes. Eu lhes convoco a fechar imediatamente o comércio legal dentro e fora das fronteiras da UE.

Passo 5: Seção D — PRIORIDADES DA UE EM RELAÇÃO AO COMÉRCIO DE MARFIM

1) "Quais das seguintes abordagens considera que deveriam ser as prioridades da UE e dos seus Estados-Membros no que diz respeito ao combate ao comércio ilegal de marfim no interior ou a partir da UE, ou com destino a esta? Assinale os quadrados apropriados."

O mais importante nesta pergunta é selecionar a opção 'Proibir todo o comércio de marfim com destino à UE, ou a partir ou no interior desta' como uma 'Ação prioritária', e marcar como 'Não prioridade' a opção 'Educar e sensibilizar os comerciantes/consumidores de marfim para os atuais regulamentos e orientações da UE a fim de promover o comércio legal'. Se desejar, selecione outras opções como prioridade baixa, mas não são obrigatórias. Veja o exemplo abaixo:

Esta deve ser a principal ação prioritária Esta abordagem deve ser seguida juntamente com outras ações prioritárias Esta não deve ser uma prioridade Não sei
Reforçar a aplicação dos atuais regulamentos e orientações da UE sobre o comércio de marfim
Educar e sensibilizar os comerciantes/consumidores de marfim para os atuais regulamentos e orientações da UE a fim de promover o comércio legal X
Proibir todo o comércio de marfim com destino à UE, ou a partir ou no interior desta X
Proibir o comércio de marfim em bruto com destino à UE, ou a partir ou no interior desta
Proibir o comércio de marfim no interior da UE, com isenções devidamente justificadas
Proibir a (re)exportação de marfim a partir da UE, com isenções devidamente justificadas

2) "Até que ponto concorda ou discorda com a seguinte afirmação?"
«O comércio ilegal de marfim na UE representa um problema marginal em comparação com o do tráfico internacional de marfim. Em vez de mudar as suas regras sobre o comércio de marfim, a prioridade da UE deve ser apoiar ações contra o tráfico de marfim noutras regiões (em especial, em África e na Ásia), que são mais importantes enquanto países de origem e mercados de destino para o tráfico ilegal de marfim»."

Selecione 'Discordo inteiramente'

3) "Até que ponto concorda ou discorda com a seguinte afirmação?"
«O comércio ilegal de marfim na UE representa um problema marginal em comparação com o do tráfico internacional de marfim. Em vez de mudar as suas regras sobre o comércio de marfim, a prioridade da UE deve ser apoiar ações contra o tráfico de marfim noutras regiões (em especial, em África e na Ásia), que são mais importantes enquanto países de origem e mercados de destino para o tráfico ilegal de marfim»."

Selecione 'Discordo inteiramente'

4) "Até que ponto concorda ou discorda com a seguinte afirmação?"
«Os atuais regulamentos da UE não são suficientes para garantir que o mercado interno de marfim de elefante da UE não contribui para o comércio internacional ilegal de marfim de elefante. Devem ser aplicadas restrições adicionais ao comércio de marfim a nível da UE, para resolver o problema»."

Selecione 'Discordo inteiramente'

5) "Na sua opinião, a UE deve limitar ainda mais o comércio de marfim de elefantes no seu interior? Em caso afirmativo, em que devem consistir essas restrições? Faculte quaisquer provas relevantes que possam fundamentar a sua opinião."

Cole a seguinte resposta: A UE deve proibir todo e qualquer comércio de marfim

6) "No seu ponto de vista, quais dos seguintes artigos de marfim devem ser isentos de regulamentos ou orientações adicionais sobre o comércio no interior da UE? (Assinale todas as respostas aplicáveis)"

Selecione 'Nenhum dos referidos - deve ser restringido o comércio de todos os artigos de marfim'

7) "Na sua opinião, seria razoável e proporcionado que a UE tomasse medidas no sentido de tornar os regulamentos sobre o controlo do comércio de marfim no interior da UE mais rigorosos, por exemplo, solicitando que todos os comerciantes de marfim fossem incluídos em registos públicos ou que o comércio intra-UE de antiguidades estivesse sujeito à emissão de certificados ou declarações? Qual seria o impacto (por exemplo, financeiro, logístico, ambiental) de tais medidas? Faculte razões e quaisquer provas relevantes quanto aos impactos que possam fundamentar a sua opinião."

Cole a seguinte resposta: A UE deve proibir todo e qualquer comércio de marfim

8) "Na sua opinião, a UE deve limitar ainda mais o comércio de marfim de elefante PARA a UE e A PARTIR desta? Em caso afirmativo, em que devem consistir essas restrições? Faculte quaisquer provas relevantes que possam fundamentar a sua opinião."

Cole a seguinte resposta: A UE deve proibir todo e qualquer comércio de marfim

9) "No seu ponto de vista, quais dos seguintes artigos de marfim, se algum, devem ser isentos de regulamentos ou orientações adicionais sobre a reexportação de marfim trabalhado a partir da UE para países terceiros? (Assinale todas as respostas aplicáveis)"

Selecione 'Nenhum dos referidos - deve ser restringido o comércio de todos os artigos de marfim'

10) "No seu ponto de vista, quais dos seguintes artigos de marfim, se algum, devem ser isentos de regulamentos ou orientações adicionais sobre a importação de marfim para a UE a partir de países terceiros? (Assinale todas as respostas aplicáveis)"

Selecione 'Nenhum dos referidos - deve ser restringido o comércio de todos os artigos de marfim'

11) "Que impacto (por exemplo, financeiro, logístico, ambiental) teriam eventuais regulamentos ou orientações adicionais da UE relativos à importação, reexportação e/ou comércio intra-UE de marfim sobre si ou a sua organização?"

Selecione 'Impacto positivo substancial'

12) "Que impacto teriam eventuais restrições adicionais da UE à importação, reexportação e/ou comércio intra-UE de marfim sobre a caça furtiva de elefantes e o comércio ilegal internacional de marfim?"

Selecione 'Impacto positivo substancial'

Passo 6: Seção E — Outras informações

1: "Forneça pormenores de quaisquer estudos (publicados ou em curso) relativos ao comércio de marfim, pertinentes para a UE, de que tenha conhecimento."

Deixe em branco

2: "Tem alguma observação final, pertinente para este tema, que queira transmitir?"

Escrever sua mensagem pessoal aqui é importantíssimo! Se este espaço é deixado em branco ou copiado e colado, os reguladores vão tratar todas nossas respostas como uma só. Escreva uma mensagem pessoal do porque isso é importante para você, e porque deseja que a UE proíba todas as formas do comércio de marfim.

Passo 7: Acabou! Envie seu formulário clicando no botão 'enviar'!

Obrigado por dedicar seu tempo para pressionar a proibição total do comércio de marfim e salvar os elefantes!