Entendi

Hub de relatórios

Avaaz Disinfo Hub

A desinformação pode mudar a opinião pública, ampliar um assunto e até mesmo alterar o curso das eleições.

Esses ataques buscam criar divisão, difamar pessoas e organizações, além de promover imprecisões perigosas. Mas nosso movimento, com mais de 50 milhões de membros, é a força que precisamos para conter estes ataques. Juntos, estamos corrigindo o erro e responsabilizando governos e empresas de tecnologia.

Relatórios mais recentes Como combatemos a desinformação?

Relatórios
Investigativos

O YouTube está recomendando a usuários vídeos com desinformação sobre mudanças climáticas, e as marcas mais confiáveis do mundo estão pagando por isso (relatório em inglês).
A investigação descobriu que uma nova onda de notícias falsas em 2020 poderia ser ainda maior que a de 2016 - a menos que o Facebook redobre os esforços para conter a desinformação e implemente a medida Corrigir o Erro imediatamente (relatório em inglês).
Um novo estudo revelou que metade das fake news que se tornaram virais no Brasil foram criadas originalmente nos Estados Unidos e expõe como a desinformação pode estar reduzindo as taxas de vacinação no Brasil.
Um tsunami de discurso de ódio no Facebook atinge em cheio os indianos que correm risco de perder suas nacionalidades (relatório em inglês).
Redes de desinformação com alcance de meio bilhão de vizualizações em toda a União Europeia antes das eleições são retiradas do ar após a investigação da Avaaz (relatório em inglês).
O WhatsApp foi a principal rede social fonte de mensagens falsas, racistas, enganosas ou de ódio na Espanha durante a disputa para as eleições espanholas em 2019 (em inglês).
As notícias com desinformação e fake news nos grupos e páginas dos Coletes Amarelos no Facebook obtiveram mais de 105 milhões de visualizações em um período de 5 meses (relatório em inglês).
Uma proposta que convida as plataformas tecnológicas a trabalharem com verificadores de fatos para enviar correções a todos que forem expostos a conteúdo falso ou enganoso.

O tamanho do problema da desinformação

A desinformação continua a impactar as nossas democracias em uma escala impressionante.

de visualizações estimadas de desinformação foram detectadas pelo nosso time

Christoph Scott, diretor de campanhas na Avaaz, discute as campanhas de desinformação que comprometeram a legitimidade das eleições na UE (em inglês).

Como estamos combatendo a desinformação?

Identificamos a desinformação

Estamos escrevendo relatórios importantes e responsabilizando as empresas de redes sociais. Nossa equipe está empenhada em investigar e descobrir a extensão do problema até o dia em que as plataformas concordem em priorizar a transparência.

Nós supervisamos e responsabilizamos as empresas de tecnologias e os governos

Com monitoramento feito com vontade política verdadeira e com as ferramentas necessárias, podemos verificar se as empresas de tecnologia estão fazendo todo o possível para administrar e mitigar a manipulação e a desinformação amplamente presentes na opinião pública controlada por empresas privadas.

Estabelecemos um marco jurídico de responsabilidade civil

Por meio dos nossos relatórios, atividades de incidência política e equipe jurídica, nossa comunidade está abrindo o caminho para um marco jurídico internacional de responsabilidade civil para acabar com as campanhas de desinformação nestes espaços que, atualmente, não sofrem nenhuma consequência por veicular tais campanhas.

Como
se proteger

A urgente ameaça da desinformação e como se proteger

A desinformação espalha desconfiança, medo e mentiras. Porém, podemos detê-la com conhecimento -- compartilhe este briefing com amigos e familiares para educá-los a respeito da ameaça da desinformação. E continue lendo para saber como se proteger!

Leia o briefing

Como enfrentar a Desinformação:
Os 5 Princípios Legislativos da Avaaz

A Avaaz desenvolveu 5 princípios legislativos que deveriam ser a base de qualquer iniciativa para combater a desinformação. Trata-se uma proposta regulatória abrangente baseada nos princípios da transparência, responsabilidade e liberdade. Fizemos consultas profundas com acadêmicos, legisladores, sociedade civil e executivos das redes sociais para chegar nestes 5 princípios legislativos que devem ser a base de qualquer esforço democrático para qualquer legislação que combata a desinformação:

• Corrigir o Erro

• Desintoxicar o Algoritmo

• Banir Contas Falsas e robôs não rotulados

• Rotular conteúdo pago e revelar a escolha do público-alvo

• Transparência