Eleições dos EUA -- Recado ao Movimento
Queridos amigos da Avaaz,
Eu queria escrever de coração sobre o que aconteceu nos EUA, e o que está acontecendo em todo o mundo.
O estado de choque é justificado: a nação mais poderosa do mundo será liderada por um personagem de TV que é impetuoso, intolerante, violento, patologicamente mentiroso, sexualmente predatório, vingativo, autoritário e corrupto. Esses não são insultos, são fatos.
Como a democracia chegou a esse ponto? Como lidamos com isso? Gostaria de oferecer 5 pontos para reflexão:
1)
Aceitação
-- não podemos mudar nada sobre o mundo ou sobre nós mesmos se aceitá-lo antes de tudo. Então, respire fundo, e vamos encarar. Presidente Trump. E o trumpismo lutando pelo poder em muitos de nossos países.
2)
Avaliação holística
-- Não consigo encontrar uma frase melhor para esta idéia. O que acontece é que nossos cérebros têm um profundo viés de negatividade. Somos facilmente subjugados pelo foco no negativo, e fazemos julgamentos terríveis quando estamos nesse estado. É assim que os demagogos aparecem e ganham espaço. Não podemos deixar que isso aconteça conosco. Portanto, olhando a situação holisticamente, confira alguns pontos que nos deixarão um pouco mais tranquilos:
-
Ele não é todo-poderoso
-- O presidente dos EUA enfrenta muitos controles e contrapesos do Congresso, da constituição, dos tribunais, do seu próprio partido e dos líderes estrangeiros.
-
Ele era até recentemente um liberal!
-- Trump é perigoso, mas não é um maníaco. Ele elogiou Hillary Clinton e doou para suas campanhas e muitas de suas posições são mais razoáveis quando você as examina de perto. "Construir um muro" é apenas uma maneira de dizer que ele irá fisicamente policiar a fronteira dos EUA. É desagradável, mas não é loucura. Muitos de seu partido opuseram-se a ele porque ele não era conservador o bastante!
-
Ele aproveitou as preocupações legítimas
-- os apoiadores do Trump não são simplesmente uma máfia racista e ignorante. Pesquisas mostram que pelo menos metade deles são pessoas que estão bem conscientes das falhas de caráter de Trump, mas estão desesperadas por mudanças, odeiam Hillary Clinton e estão dispostas a apostar nele.
-
O "povo" não está com ele
-- Trump perdeu no voto popular na eleição (ele ganhou através do peculiar sistema de "colégio eleitoral" dos EUA). Então, não acreditem que foi uma vitória esmagadora.
3)
Foco no alarme
-- agora que a aceitação e a avaliação holística no ajudam a não perder o controle de maneira improdutiva, vamos focar nossa atenção onde ela mais precisa:
-
Mudanças Climáticas
-- Trump diz que é uma farsa e quer quebrar o acordo climático de Paris. As alterações climáticas ameaçam a nossa espécie e estamos ficando sem tempo, mas se conseguimos garantir que os líderes mundiais não desacelerem, mas sim acelerem o processo, os EUA sozinhos não poderão destruir-nos. O resto do mundo vai conduzir uma revolução de energia limpa que fará com que a energia renovável seja muito mais barata do que os combustíveis fósseis - e os EUA serão forçados a mudar por simples motivos econômicos.
-
Fascismo
-- nós simplesmente não sabemos que tipo de líder Trump é. Ele é um Berlusconi, um milionário que era escandalosamente corrupto e ridículo, mas não fascista? Ou é um Mussolini? Teremos que observar com atenção e responder rapidamente aos sinais reveladores de erosão do Estado de Direito, manipulação do sistema eleitoral, intimidação da mídia ou promoção do ódio de algumas minorias.
-
Terrorismo e guerra
-- O instinto de Trump durante a campanha foi de pedir coisas como matar as famílias de suspeitos de terrorismo e introduzir a tortura generalizada. Esta direção é um presente para o ISIS e alimentará o conflito global com o islamismo militante. Suas idéias são na maior parte ilegais, mas nós teremos que prestar atenção de perto e combater duramente - internamente e através dos aliados dos EUA - se ele usar os militares americanos de forma brutal.
4)
É a mídia, estúpido
-- Apesar de TODAS as provas contra, o público americano considera esmagadoramente Hillary Clinton como MAIS desonesta e corrupta do que Donald Trump. Isso, por si só, é a razão pela qual Trump é presidente. E é culpa da mídia. A imprensa norte-americana dedicou mais tempo à cobertura do escândalo do email de BS de Clinton do que a TODAS AS PROPOSTAS POLÍTICAS JUNTAS. De um lado, temos uma mídia partidária, impiedosamente sofisticada, apoiando Trump e, do outro, uma mídia "imparcial" que persegue escândalose avaliações falsas, além de sugerir uma falsa equivalência entre os lados para parecer equilibrada. Esta foi a dinâmica que também resultou no Brexit. Precisamos desesperadamente de uma mídia mais inteligente. Muito poucas organizações fazem campanhas nessa direção, e a Avaaz precisa ser uma delas.
5)
Esta é uma oportunidade ENORME, vamos aproveitar
-- mudanças não acontecem de forma estável, linear. Nós, seres humanos, aprendemos melhor em momentos de crise e de calamidade. Nossas luzes mais brilhantes emergem de nossas mais profundas trevas. A Segunda Guerra Mundial nos deu direitos humanos e as Nações Unidas. E as trevas do trumpismo podem nos ajudar a construir o movimento mais inspirador para a unidade humana e o progresso que o mundo já viu, não só para derrotar os trumps em cada um de nossos países, mas para fazê-lo com um novo movimento, centrado nas pessoas, íntegro, com uma política inspiradora que traz uma melhoria esmagadora ao status quo. Vamos começar a trabalhar nisso :)
Com esperança, e desculpe pelo longo texto,
Ricken