Eleições dos EUA -- Recado ao Movimento

Queridos amigos da Avaaz,

Eu queria escrever de coração sobre o que aconteceu nos EUA, e o que está acontecendo em todo o mundo.

O estado de choque é justificado: a nação mais poderosa do mundo será liderada por um personagem de TV que é impetuoso, intolerante, violento, patologicamente mentiroso, sexualmente predatório, vingativo, autoritário e corrupto. Esses não são insultos, são fatos.

Como a democracia chegou a esse ponto? Como lidamos com isso? Gostaria de oferecer 5 pontos para reflexão:

1) Aceitação -- não podemos mudar nada sobre o mundo ou sobre nós mesmos se aceitá-lo antes de tudo. Então, respire fundo, e vamos encarar. Presidente Trump. E o trumpismo lutando pelo poder em muitos de nossos países.

2) Avaliação holística -- Não consigo encontrar uma frase melhor para esta idéia. O que acontece é que nossos cérebros têm um profundo viés de negatividade. Somos facilmente subjugados pelo foco no negativo, e fazemos julgamentos terríveis quando estamos nesse estado. É assim que os demagogos aparecem e ganham espaço. Não podemos deixar que isso aconteça conosco. Portanto, olhando a situação holisticamente, confira alguns pontos que nos deixarão um pouco mais tranquilos:
3) Foco no alarme -- agora que a aceitação e a avaliação holística no ajudam a não perder o controle de maneira improdutiva, vamos focar nossa atenção onde ela mais precisa:
4) É a mídia, estúpido -- Apesar de TODAS as provas contra, o público americano considera esmagadoramente Hillary Clinton como MAIS desonesta e corrupta do que Donald Trump. Isso, por si só, é a razão pela qual Trump é presidente. E é culpa da mídia. A imprensa norte-americana dedicou mais tempo à cobertura do escândalo do email de BS de Clinton do que a TODAS AS PROPOSTAS POLÍTICAS JUNTAS. De um lado, temos uma mídia partidária, impiedosamente sofisticada, apoiando Trump e, do outro, uma mídia "imparcial" que persegue escândalose avaliações falsas, além de sugerir uma falsa equivalência entre os lados para parecer equilibrada. Esta foi a dinâmica que também resultou no Brexit. Precisamos desesperadamente de uma mídia mais inteligente. Muito poucas organizações fazem campanhas nessa direção, e a Avaaz precisa ser uma delas.

5) Esta é uma oportunidade ENORME, vamos aproveitar -- mudanças não acontecem de forma estável, linear. Nós, seres humanos, aprendemos melhor em momentos de crise e de calamidade. Nossas luzes mais brilhantes emergem de nossas mais profundas trevas. A Segunda Guerra Mundial nos deu direitos humanos e as Nações Unidas. E as trevas do trumpismo podem nos ajudar a construir o movimento mais inspirador para a unidade humana e o progresso que o mundo já viu, não só para derrotar os trumps em cada um de nossos países, mas para fazê-lo com um novo movimento, centrado nas pessoas, íntegro, com uma política inspiradora que traz uma melhoria esmagadora ao status quo. Vamos começar a trabalhar nisso :)

Com esperança, e desculpe pelo longo texto,
Ricken